Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Variedades

sensibilizando

Feijoada de Inverno desenvolve gestão ambiental

O projeto Feijoada de Inverno desenvolve nesta edição um sistema de gestão ambiental. O objetivo é programar ações que minimizem os impactos ambientais gerados.


O plano prevê a destinação adequada de todo o lixo produzido durante os dias de festa, ações de sensibilização, o cálculo de emissão de CO2 e o plantio de árvores para neutralização de carbono.

De acordo com a consultora Helen Camargo, da Évora Consultoria, empresa parceira no projeto de gestão ambiental da Feijoada, a intenção é promover sensibilização do público alvo, ressaltando a importância de adotar boas práticas, alinhar e conectar o evento aos princípios da sustentabilidade, principal eixo de políticas e reflexões do século.

“Com essa atitude, a organização do projeto está saindo na frente. No que se refere a evento dessa natureza, a ação é inédita em Mato Grosso", declara a consultora.

A metodologia adotada insere a gestão de resíduos, por meio da utilização de ecotécnicas de coleta seletiva, adaptadas à realidade do evento, com a destinação socioambiental dos resíduos gerados antes (montagem), durante e pós-evento (desmontagem), a sensibilização dos participantes para o uso sustentável dos recursos naturais e materiais, e a aplicação de metodologia de cálculo de carbono, além de capacitação de monitores ambientais, equipe de limpeza e apoio.

Para o idealizador da Feijoada de Inverno, Fernando Baracat, a quantidade de resíduos e de lixo que é fabricado num evento como esse é grande, porém, é possível fazer uma gestão adequada. “É fundamental pensarmos no impacto ambiental. Há várias edições, temos a preocupação de realizar a coleta seletiva e a reciclagem. Mas neste ano, temos um projeto maior, que irá contribuir de forma sistematizada na redução dos impactos”, avalia.

Os resíduos depositados em containers (lixo comum e orgânico) serão retirados pela equipe de coleta do município, os resíduos inertes serão recolhidos pela empresa Recimat, que irá classificar, pesar e preparar o resíduo para mercado da reciclagem. “O valor financeiro oriundo deste resíduo terá destino social, sendo doado para o projeto da Cruz Vermelha”, informa Baracat. As informações são da assessoria de imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet