Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Trovões permitem prever reforço de furacões e ciclones, diz estudo

Os trovões são um indicador para prever o momento em que os furacões ou ciclones atingem sua intensidade máxima, segundo um estudo publicado no site da revista especializada "Nature Geoscience".


Antecipar a evolução da intensidade de um furacão é mais difícil do que calcular sua trajetória que, por sua vez, é facilmente identificável com as fotografias tiradas pelos satélites.

De fato, o reforço ou o enfraquecimento destes fenômenos meteorológicos extremos e devastadores depende de interações complexas entre fatores como umidade e vento.

No entanto, Colin Price, um geofísico da Universidade de Tel Aviv (Israel), e dois de seus colegas, determinaram que o número de trovões aumenta na véspera do dia em que o ciclone atinge sua força máxima.

Analisando 58 tempestades tropicais de categoria quatro ou cinco na escala de medição de furacões Saffir-Simpson, que tem cinco níveis, entre 2005 e 2007, os pesquisadores constataram que o pico de trovões precede, em 55% dos casos, em cerca de 30 horas o pico de intensidade máxima dos ventos que giram em torno do olho do furacão.

'Se os trovões permitem prever a intensificação dos furacões, os meteorologistas possuem uma ferramenta poderosa, sobretudo nas regiões expostas a danos consideráveis e que não contam com capacidades de alerta desenvolvidas', informaram.

Segundo os autores do estudo, instalar uma rede de vigilância para registrar a energia eletromagnética dos trovões é relativamente simples.

De acordos com os especialistas, o aquecimento dos oceanos tem como consequência um aumento do número e da intensidade dos ciclones mais violentos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet