Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Presidente da FPA apoia convocação do ministro Palocci

Numa reunião marcada por fortes discussões e bate-boca, os deputados de oposição conseguiram aprovar nesta quarta-feira, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de suposto enriquecimento ilícito. O deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, que já havia apresentado requerimento convocando o ministro também na Comissão de Fiscalização e Controle – mas, sem êxito – afirmou que Palocci deve explicações à opinião pública e ao Parlamento.


"Em todo país civilizado, os ministros têm o dever de prestar contas de suas ações ao Parlamento, ainda mais quando se trata de uma denúncia como essa (a suspeita de enriquecimento ilícito)”, disse ele, ao encaminhar o voto da bancada do PPS favorável à aprovação do requerimento. Para Moreira, a convocação de ministros deve ser encarada como algo normal, que só fortalece o regime democrático, e não como um cabo de guerra entre governo e oposição.

Contaminação

O deputado alertou para a estratégia do governo de tentar aliar o Código Florestal à convocação de Antonio Palocci. “Uma coisa é a convocação do ministro; outra coisa é o código. Não venham aqui dizer que toda a negociação em torno da proposta (de convocação) está sendo contaminada. Ninguém aqui aceita ameaças. Os parlamentares são livres para votar ou não a convocação”, defendeu.

O requerimento aprovado é de autoria do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Os governistas não aceitaram o resultado da votação e dizem que vão recorrer. Para isso, vão solicitar que seja feita uma nova votação, dessa vez nominal (em que cada deputado manifesta, individualmente, o seu voto).

Globo News

Moreira Mendes é um dos convidados do programa Espaço Aberto, da Globo News, que vai ao ar hoje às 9h30 da noite. Apresentado pelo jornalista Alexandre Garcia, de Brasília, o programa vai debater os recentes assassinatos de camponeses na Amazônia. O outro convidado é o coordenador nacional da Pastoral da Terra, Dirceu Fumagalli. O deputado rondoniense representa a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da qual é presidente. O programa será disponibilizado na internet logo após a sua exibição na televisão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet