Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Desafio Pharmaton realiza prova para iniciantes

O Desafio Pharmaton já começou. Alunos dos treinadores Marcos Paulo Reis (MPR) e Mario Sergio (Run&Fun) deixaram a preguiça de lado e, mesmo com o frio da manhã desta sexta-feira (3), correram 4 km e caminharam mais 1km no Parque do Povo, na zona Sul de São Paulo.


Além da caminhada, a prova voltada aos corredores iniciantes teve outro atrativo: todos foram orientados a contar quantas passadas deram a cada minuto para trabalhar a interação entre mente e corpo.

A primeira a cruzar a linha de chegada foi a aluna da Run&Fun Adriana Suzuki com a média de 176 passadas por minuto. A pediatra de 27 anos aprovou o percurso e a iniciativa da Boehringer Ingelheim. "Honrei a nossa equipe. Todo mundo quer sempre fazer o melhor tempo. Mas, a grande sacada deste teste é caminhar depois da corrida. O objetivo é desaquecer da forma correta", lembrou.

A sugestão de andar depois de 4 km percorridos em frequência cardíaca mais elevada foi dos especialistas convidados para formar a equipe multidisciplinar do Desafio Pharmaton. Todos que cruzaram o percurso receberam o incentivo de seus treinadores.

"Uma das regras que deveria ser usada pelos corredores é aquecer as articulações caminhando e, depois da prova, andar por mais alguns minutos para sentir os benefícios da atividade, com a endorfina tomando conta do corpo", explicou Mario Sergio, da Run&Fun.

Marcos Paulo Reis, da MPR, também salientou a importância de contar o número de passadas e tentar manter sempre um ritmo confortável para os iniciantes. "O corredor sai forte e, no final, cansa e acaba andando numa prova. O teste é importante para dar noção aos alunos de ritmo, percepção de esforço e equilíbrio. Caminhar é bom pra saúde e faz perder peso", revelou Marcos Paulo Reis.

A proposta do Desafio Pharmaton é provar que os corredores podem alcançar o equilíbrio entre corpo e mente nas atividades físicas e no dia-a-dia, assim como na saúde e alimentação. Os 20 iniciantes escolhidos, 10 de cada equipe, passaram por uma bateria de testes no Hospital do Coração - HCor -, em São Paulo, sob a orientação do Dr. Nabil Ghorayeb, e por consultas nutricionais com Heloísa Guarita.

"A gente não percebe como se alimenta mal e é fácil mudar o hábito e ter uma vida mais saudável. A dica da nutricionista ajuda muito", reforçou a iniciante Adriana Suzuki.

Corredor desde fevereiro, Paulo Henrique Capelotto seguiu à risca o conselho de Marcos Paulo Reis alternando corrida e caminhada em momentos de estafa. A estratégia deu certo.

"Foi muito gratificante completar a volta toda no meu ritmo. Na vida e na atividade física é preciso manter o equilíbrio. Vou continuar a correr. É um caminho sem volta", comemorou PH Capelotto, que fez a média de 156 passadas por minuto nos 4 km.

Visita ilustre - O ultramaratonista Luciano Prado dos Santos deu apoio aos corredores iniciantes. Acostumado a correr mais de 100 km por semana, o atleta elogiou o Desafio Pharmaton e comentou os benefícios da atividade física.

"O Desafio Pharmaton leva motivação às pessoas. O mais importante para ter qualidade de vida é se exercitar. A minha primeira dica é procurar um médico e depois ter paciência e perseverança. Em um mês, o corredor sentirá a diferença", disse Luciano Prado.

O ultramaratonista está no Guinness Book, o livro dos recordes, com a marca de 249 km e 600 metros realizados em 24 horas em uma esteira. A façanha de 2004 está com os dias contados, já que o atleta marcou para setembro deste ano uma nova tentativa de bater o recorde mundial.

As próximas provas - O Desafio Pharmaton durará três meses, de junho a agosto, e contará com provas específicas para os grupos de corredores pré-determinados pelas assessorias esportivas. O projeto será coroado com uma prova final, em agosto, com todos os participantes correndo juntos.

- Prova Workaholics - 17 de junho - Parque do Ibirapuera - a partir das 7 horas
- Prova Relax - 8 de julho - Parque do Povo - a partir das 7 horas
- Prova Final - 6 de agosto - USP - a partir das 7 horas

Desafie-se - Dando continuidade ao Desafio Pharmaton e à democratização do conhecimento, Marcos Paulo Reis (MPR) e Mario Sergio (Run&Fun) elegeram seus representantes legais em outras capitais, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba. Além disso, a plataforma online dará o suporte do conhecimento a todos os que querem começar a mudança de hábito em suas vidas, em qualquer lugar do Brasil e alcançar a fórmula do equilíbrio por meio do bem-estar físico e mental.

*Categorias:
Iniciantes - Corrida de 4km e 1km de caminhada realizada nesta sexta-feira.

Relax - Prova de revezamento. O grupo tende a não ter comprometimento com a realização da atividade física e por isso o modelo de treino em duplas, assim um estimula o outro.

Workaholics - Uma prova de 9km com uma aula de Yoga. A filosofia indiana é adotada para ajudar os corredores competitivos a relaxarem um pouco mais, atingindo assim o equilíbrio.

Sobre Pharmaton - Desenvolvido cuidadosamente para ajudar a melhorar o bem-estar físico e mental1,2, o polivitamínico Pharmaton é uma fórmula balanceada, desenvolvida e fabricada na suíça, composta por 11 vitaminas, 7 minerais e oligoelementos, lecitina de soja e Extrato Padronizado de Ginseng G115®4.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet