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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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preços variados

Apple cria novas faixas de preço para músicas da iTunes

A Apple e as grandes gravadoras estão apostando que o lançamento de um sistema de preços em três níveis na iTunes Music Store vai estimular as vendas de música, com uma nova combinação de pacotes baseados em canções que oferecerá mais escolha aos consumidores.

A Apple e as grandes gravadoras estão apostando que o lançamento de um sistema de preços em três níveis na iTunes Music Store vai estimular as vendas de música, com uma nova combinação de pacotes baseados em canções que oferecerá mais escolha aos consumidores. O serviço de compras on-line não está oficialmente disponível para os usuários brasileiros.


A Apple anunciará seu novo sistema de três faixas de preço – US$ 0,69, US$ 0,99 e US$ 1,29 -- nesta terça-feira (7), de acordo com diversas pessoas familiarizadas com os seus planos. Desde sua inauguração, em 2003, todas as faixas vendidas pela iTunes custavam US$ 0,99.

A estratégia de preço único anteriormente adotada há muito causava polêmica entre a Apple e as gravadoras, segundo as quais as canções deveriam ter preços diferenciados a fim de refletir o valor percebido nelas pelos consumidores. As gravadoras enfim conseguiram o que desejavam.

Embora a maioria das faixas deva continuar a ser vendida por US$ 0,99, alguns dos maiores sucessos agora custarão US$ 1,29. Muitas das canções mais antigas do catálogo passarão a custar US$ 0,69 centavos de dólar.

Equilíbrio

Talvez antecipando uma reação adversa dos consumidores aos aumentos de preços, executivos, que conversaram com a Reuters antes do lançamento, apontaram que, para cada canção cujo preço será aumentado para US$ 1,29, dez títulos terão seus preços reduzidos a US$ 0,69.

Mas esses executivos disseram que a maior vantagem do novo esquema de preços seria a flexibilidade de criar novos produtos digitais além do álbum. 

"Estamos pensando além do disco a fim de atingir uma nova geração de consumidores que pode consumir música em qualquer aparelho; não se trata mais apenas de faixas musicais", disse o executivo de uma gravadora, que participou das negociações, mas pediu que o nome da empresa não fosse mencionado antes do lançamento.

Por exemplo, uma gravadora poderia vender uma canção nova e seu vídeo por US$ 1,29, ou formar um pacote com um ringtone. O preço mais baixo no futuro significaria que a iTunes poderá vender álbuns a preços mais competitivos, ainda que as indicações iniciais sejam de que os preços dos álbuns não mudarão de imediato.
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