Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

POLÊMICA

Oposição questiona prêmio recebido por prefeito

Foto: Reprodução

Vereador não vê méritos na administração do republicano

Vereador não vê méritos na administração do republicano

A notícia de que o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias (PR), vai receber dois prêmios nacionais por excelência na administração causou maior alvoroço na oposição de Barra do Garças. O vereador Odorico Kiko (PT) afirmou que mesmo respeitando o prefeito não vê méritos em sua administração para colocá-lo entre os melhores do país.


O petista teceu críticas no seu blog e reescreveu até um artigo escrito pelo Comitê Contra Corrupção (CCC) denominado ‘Maltratar a inteligência do povo faz mal à saúde’ que questiona quais são as empresas que estão dando esses prêmios e os critérios utilizados. Segundo o parlamentar, o republicano está desgastado devido aos equívocos de sua administração e até mesmo alguns escândalos, entre eles do asfalto.

O vereador refere-se ao fato da prefeitura estar entre as cinco citadas no Araguaia com asfalto duvidoso onde empreiteiras combinavam entre sim a licitação e executavam asfalto abaixo da licitação para obterem lucros conforme investigação da Polícia Federal, na operação Atlântida. Foram presas 26 pessoas entre elas, empreiteiros, servidores públicos, um ex-secretário municipal de Wanderlei e a principal empresa investigada realizava asfalto há mais de 14 anos na cidade.

Na saúde, o vereador citou alguns problemas recentes que culminaram com o fechamento do Pronto Socorro pela Anvisa e não cumprimento do plano de carreira dos servidores da saúde. Na educação, o fechamento da escola agrícola e suspensão do ônibus escolar para alunos da zona rural de Indianápolis e Voadeira.

Outro desgaste, na opinião de Kiko, seria a guarda municipal que estaria mais punindo com multas do que campanhas educativas para o trânsito. E destacou o descaso do cruzamento da rua Carlos Gomes sem semáforo há mais de seis meses.

O vereador reclamou que os critérios não claros sobre a escolha dos melhores e lembrou o mal-estar sobre o prêmio obtido pela Saúde Pública de Barra em 2010, que foi atribuído ao Conselho Nacional de Saúde. Entretanto o mesmo órgão desmentiu qualquer participação no prêmio afirmando que a comenda era de uma agencia de eventos.

Wanderlei vai receber dois prêmios de destaque nacional, dia 08 de fevereiro, no Golden Tulip Plaza Paulista, o IV Prêmio IBVG de Gestão Pública - Melhores Prefeitos do Brasil, titulo concedido aos 40 melhores prefeitos do Brasil.

E dia 03 de abril, no Centro de Eventos Anhembi, em São Paulo, durante o XI Prêmio Brasil, conhecido internacionalmente como o mais importante da classe, apresentará os profissionais “Mais Prestigiados e Lembrados” dentro das especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Ao tomar conhecimento das premiações a serem recebidas, Farias através de sua assessoria, afirmou não estar envaidecido com estas homenagens, ao contrário, somente o fortalece para dar continuidade aos compromissos firmados com a sociedade barra-garcense, dentre eles, o de reconduzir Barra do Garças ao patamar do desenvolvimento e a condição de destaque no cenário estadual e nacional.


Veja na íntegra o artigo 

"Maltratar a inteligência do povo faz mal à saúde"

Com todo respeito ao Exmo. Prefeito de Barra do Garças Dr(?). Wandreley Farias, essa matéria publicada pelo portal Gazeta deveria ser reavaliado, não do ponto de vista simbólico e sim do ponto de vista ético. A cidade de Barra do Garças vive momentos de extrema fragilidade administrativa, numa compreensão simplista, hora pela falta de democracia do prefeito ou do caos administrativo municipal.

É claro, que parte dos integrantes do primeiro escalão de gestores não irão concordar com tal afirmação, o fato é que nossa cidade está mergulhada em situações e problemas graves.

Milhões em recursos foram destinados através do governo federal para solucionar problemas estruturantes na cidade, entretanto esses gastos foram mal aplicados o que complicou ainda mais esse quadro de descaso.

Como podemos estar entre os melhores do país se não podemos contar com um sistema de saúde capaz de absorver de maneira eficiente as condições mínimas de primeiros socorros de urgência? Nosso Pronto Socorro mais parece um posto de saúde do terceiro mundo, nada contra aos funcionários que atendem bem a população, mas os atendimentos mais graves são encaminhados para Cuiabá ou transferidos para Goiânia e, enquanto isso gasta milhares de reais em clinicas, laboratório e consultórios particulares conforme registrado no site do Tribunal de Contas.

Na área da educação nunca ganhamos um selo UNICEF nesses anos de administração, os índices de desenvolvimento educacional são pífios, o projeto de gestão descentralizada na educação esta falido e a qualidade do ensino público municipal continua ruim.

Na parte de infra-estrutura os bairros têm crescido de maneira desordenada, a PF faz perecias pra avaliar o tamanho do rombo promovido pela “asfalto sonrisal”, os buracos na cidade se multiplicam, desde março que o prefeito anunciou que seriam destinados a recuperação e asfaltamento das ruas, o quadro é caótico.

O trânsito de Barra do Garças mais parece à cidade Nova Deli na Índia, mal sinalizada, mal fiscalizada, confusa e desorganizada, envolvida com problemas de “cotas de multas”, e mesmo assim tendo a complacência da gestão.

Estamos longe de uma administração modelo, muito menos digna de premiação nacional, alguns institutos estão sendo irresponsável em conceder títulos e premiações indevidas, no âmbito estadual isso também foi alvo de críticas, teve prefeito no Mato Grosso que ficou entre os melhores com o caos admistrativo e outras arbitrariedades, qual conceito na verdade é usado? Os prefeitos são realmente merecedores desse prêmio?


Autoria: Comitê Contra Corrupção (CCC)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet