Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PEDIDO DESESPERADOR

População faz apelo para evitar fim de cachoeira devido danos de usina

A construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) José Fernando, que opera no Rio São Lourenço, ameaça por fim na Cachoeira do Prata, localizada na divisa dos municípios de Jaciara e Juscimeira...

A construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) José Fernando, que opera no Rio São Lourenço, ameaça por fim na Cachoeira do Prata, localizada na divisa dos municípios de Jaciara e Juscimeira, e ainda tem provocado danos sociais e ambientais, impedindo que os peixes subam para a reprodução devido à altura da barragem construída.


“Gostaria que vocês ouvissem os gritos dos peixes que não conseguem subir a barragem construída pela usina. É desesperador e o nosso povo está agoniado porque não podemos concordar com a extinção da Cachoeira do Prata, pois é hoje a sobrevivência da nossa população e está incorporada à sociedade”, declarou o representante do Movimento em Defesa e Preservação da Cachoeira do Prata, João Félix, durante audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os processos de concessão às usinas em Mato Grosso.

Além da questão ambiental, Félix informou ainda que existe uma questão social, pois os hotéis que se instalaram na região, devido o potencial turístico, geram cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos nas localidades, com o fim da cachoeira essas empresas devem deixar o município.

O representante a comunidade chegou a se emocionar e a chorar ao lembrar da história de abandono do município, que chegou a ter 25 mil habitantes e hoje, de acordo com o último censo, tem apenas 13 mil.

Questionado sobre a geração de emprego com a chegada da usina, o representante da comunidade informou que, em verdade, muitas pessoas estão “encostadas” com problemas de saúde devido ao trabalho desgastante na hidrelétrica.

O presidente da CPI, deputado Percival Muniz (PPS), informou que realizará uma audiência no município e visitará a construção da hidrelétrica para verificar in loco as supostas irregularidades no empreendimento. O evento está marcado para dia 30 de junho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet