Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Economia

Bovespa segue exterior e sobe em dia de troca de comando no BB

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) superou período de instabilidade causado pelo anúncio da mudança de comando no Banco do Brasil e fechou em alta nesta quarta-feira (8), apesar da forte queda das ações da instituição financeira controlada pelo governo federal.


No fechamento, o índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - fechou em alta de 0,82%, aos 44.181 pontos, apesar da queda de mais de 8% das ações do Banco do Brasil. A fabricante de cigarrros Souza Cruz, diante dos rumores de novas altas tributárias para o cigarro, teve queda de quase 5% no dia. O volume financeiro negociado foi de R$ 4,62 bilhões.

Banco do Brasil

O presidente do Banco do Brasil deixará o cargo, anunciou por volta das 12h o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido para que Antônio Francisco de Lima Neto teria ligação com a insatisfação do governo com o alto spread bancário cobrado pela instituição.

Em entrevista coletiva, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou Aldemir Bendine como o novo principal executivo da instituição. Bendine assume o cargo com um "contrato de gestão". A missão do novo presidente é aumentar o volume de crédito concedido pela instituição financeira, de tornar o BB mais competitivo, além de reduzir o "spread bancário".

Mercado externo

No mercado internacional, as bolsas da Europa fecharam em leve alta O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, subiu 0,25%, para 762 pontos. Mas o indicador ainda acumula perdas de mais de 8% neste ano, após ter despencado 45% em 2008.

Nos Estados Unidos, depois da divulgação da alta dos estoques de petróleo em 1,7 milhão de barris e de indicadores melhores sobre a construção civil, os índices de Wall Street firmaram a posição de alta no meio do pregão. No fechamento, índice Dow Jones teve alta de 0,61%.

No fim do dia, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) reduziu as estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA para o segundo semestre de 2009 e para 2010, de acordo com a ata, divulgada nesta quarta, da reunião realizada pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) nos dias 17 e 18 de março.

Embora o Fed não tenha anunciado a nova nova projeção, o órgão afirmou que rebaixou as últimas projeções, que eram de um intervalo entre 1,3% e -0,5% em 2009 e 2,5% e 3,3% em 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet