Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Projeto Popular no 1º de Março leva alegria e serviços à comunidade

O Projeto Popular realizado pelo vereador Misael Galvão (PR) neste domingo (19), no bairro 1º de Março foi um verdadeiro sucesso. Mais de 400 pessoas compareceram ao evento para participar dos atendimentos e dos serviços de utilidade. O corte de cabelo gratuito foi um dos mais procurados, mais de 50 moradores, entre homens, mulheres e crianças aproveitaram a oportunidade.





A emissão de carteiras de trabalho também agradou a comunidade. Kátia Batista conta que quando ficou sabendo do projeto pelo carro de som, se animou para cortar o cabelo. O esposo de Kátia, Leandro Soares foi em busca de segunda via de sua carteira de trabalho e saiu satisfeito. “Eu precisava tirar essa segunda via. Quando fiquei sabendo que o vereador traria esse serviço aqui para o bairro já me programei para estar presente. Foi uma ótima oportunidade”, conta Leandro.




Jovens viram na ocasião uma oportunidade de ir em busca de um emprego. O trabalho de emissão de carteira de trabalho serviu também como incentivo à comunidade. Pessoas desempregadas buscaram o documento para dar início a uma nova fase em suas vidas. A carteira de identidade (RG) também foi ofertada no projeto do vereador. Cerca de 16 pessoas buscaram a primeira via do documento. Para conscientizar a comunidade sobre os perigos da dengue, Misael Galvão firmou uma parceria com o Centro de Zoonoses e levou ao bairro, exemplares de animais que causam pragas urbanas, como por exemplo, lacraias, ratos, mosquito Aedes Aegypt, responsável por transmitir a dengue, morcegos, escorpião, caramujo africano e outros animais sinantrópicos. Com a presença de um biólogo, Rodrigo Reis, agentes ambientais, HéIio Simião e Joze Luíza, e da assistente técnica em Saúde, Simone Cristina, as crianças receberam diversas orientações.




Entre elas, a prevenção da dengue, como proceder após ser picado ou mordido por um animal venenoso, controle de endemias urbanas, dentre outras. Além disso, a presença dos animais em vidros de conserva foi a grande novidade e fez com que muitos conhecessem de perto os ovinhos da dengue, larvas e até mesmo o mosquito. Tal exposição levou a conscientização a muitas famílias, que não conheciam o animal e ainda aprenderam a se prevenir.




Outra iniciativa do vereador comunitário Misael Galvão foi levar à comunidade a técnica em enfermagem Deonira Gonçalves e a técnica em análises clínicas Erenice Ramos para fazerem a medição da pressão arterial e de glicose dos moradores. Este serviço também foi bem procurado, cerca de 50 pessoas passaram pelas mãos das técnicas em Saúde. A advogada Elaine Freire também estava presente e prestou orientação jurídica a todos que a procuraram. Questões judiciais sobre pensão alimentícia, divórcio, débitos e outros, foram tratados com a doutora, que atendeu mais de 10 pessoas na manhã do projeto.




Outra ação desenvolvida no projeto e que chamou a atenção de todos que estavam presente foi a coleta de garrafas peti. O vereador organizou a troca de garrafas por brindes, o que mobilizou a comunidade. Mais de 3 mil garrafas foram recolhidas do meio ambiente. Um caminhão ficou lotado e todo o conteúdo foi doado a cooperativa Corepan. Galvão aponta a importância da atividade e se diz satisfeito com o resultado. “Vejam só quantas garrafas conseguimos recolher em apenas uma manhã. Olha quanto lixo deixou de ir para o rio e para as ruas. O meio ambiente precisa de mais cuidado. Com isso ajudamos também a cooperativa, já que doamos as garrafas e eles venderão o material para as fábricas de reciclagem É um movimento lindo e emocionante isso aqui”, declara o vereador.




O tempo que uma garrafa de plástico demora para de decompor no meio ambiente é indeterminado. No mínimo 600 anos, assim como o pneu, mas normalmente esse prazo não é o suficiente e o material tende a permanecer por mais tempo. O estrago que esse tipo de material causa é irreparável à natureza.




Orientações sobre o Bolsa Família, Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e outros programas do Governo Federal também foram disponibilizados no projeto. A dona de casa Maria Benedita tem dois filhos adolescentes e é cadastrada no Bolsa Família, ela conta que há mais de um mês seu benefício foi cortado, e que pela primeira vez irá receber orientação do que deve fazer para voltar a receber o benefício para sua filha mais nova. “Minha menina tem 15 anos e recebemos R$ 22 por mês. É pouco, mas me ajuda a comprar caderno, lápis e outros materiais escolares que ela precisa. Agora ela quer fazer um curso de inglês e vou usar o dinheiro para ajudar a pagar as mensalidades”, conta dona Maria.




A entrega de brindes e o teatro infantil sobre orientações no trânsito foram um dos momentos mais animados do evento. O Centro Cultural do bairro ficou lotado, crianças e adultos foram ver os palhaços Chimbinha e Chilica que fazem parte da equipe do Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). O teatro ensinou as crianças a atravessaram a rua, procurarem sempre a faixa de pedestres e utilizar os sinaleiros. Os brindes sorteados foram mochilas escolares, bolsas femininas, camisetas de times de futebol, escovas de dente, brinquedos, eletrônicos e muitos mais. Todos os objetos sorteadores foram doados pelo Shopping Popular de Cuiabá, numa parceria entre os camelôs e o vereador.




A Sanecap também estava presente, representada pelo coordenador João Lira e Lourdes Campos. A companhia ofereceu um curso de sabão, feito a base de óleo de cozinha. Uma oportunidade de profissionalização para os moradores e também mais uma ação para cuidar do meio ambiente.

O óleo de cozinha, descartado nas tubulações de esgoto, representam um número absurdo de poluição ao meio ambiente, principalmente às águas. Já que esse óleo que escorre pelos canos, acaba se encontrando com outras águas, como rios, mares e esgotos. Quando isso ocorre, ele polui o meio ambiente Se misturado ao esgoto encarecendo os custos com o tratamento de água, chegando até 45% a mais no valor total. O óleo se alastra muito rápido e é muito difícil de ser separado da água.




O vereador Misael Galvão finalizou o evento fazendo questão de agradecer a todos que estiveram presentes. Na oportunidade o republicano frisou a importância do projeto e ressaltou que mais de 15 bairros fora comtemplados, não somente o 1º de Março, mas toda região circunvizinha. Ele também entregou para a presidente do bairro, Regina Maria, um relatório com todas as indicações que ele fez para aquela localidade.




Os bairros contemplados pelas indicações do vereador são: Aroeira, Nova Conquista, 3 Barras, Altos da Glória, Umuarama, Jardim Brasil, Dr. Fábio I e II, Gamaliel, dentre outros. As indicações de Galvão são para melhorar a infraestrutura dos bairros, levar asfalto, esgoto e rede de água. “Nosso gabinete está à disposição de todos vocês. O meu mandato é para ajudar e contribuir com o que eu puder. Sai do movimento comunitário, sei das dores e das dificuldades de cada localidade desta cidade”, relembrou Galvão, que foi presidente do Dr. Fábio, vendedor de pastel, camelô e hoje ainda é presidente da Associação do Shopping Popular.




Galvão ainda citou outros projetos semelhantes já realizados, nos bairros São João Del Rey e Dr. Fábio I. “Mais de 150 carteiras de identidade já foram confeccionadas nesses projetos. Agradeço a todos os parceiros que me ajudaram e que entenderam o real interesse nessa iniciativa. É um privilégio ser vereador e poder ajudar as comunidades”, frisa o parlamentar.




A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Semaaf) também participou do Projeto Popular e doou mais de 200 mudas de árvores para a comunidade. O vereador assinalou a importância dessas das plantas para o meio ambiente e agradeceu o apoio do Governo, Prefeitura, cooperativas e empresários que ajudaram na realização da atividade comunitária. “Agradeço a todos. Espero que essas árvores que estamos doado ajudem a manter o equilíbrio ambiental e possa deixar nossa cidade mais verde”.




Também esteve presente no evento o representante da secretaria municipal de Educação Alfredo Ojima. Para Galvão, o mais importante na realização do projeto é alcançar a aproximação com as comunidades. Ele afirma que sua intenção não é simplesmente levar serviços de utilidade aos bairros, mas também ouvir os moradores, se disponibilizar para prestar trabalhos. “Nossa intenção é fazer a população participar do mandato. O povo é quem faz o mandato. Meu gabinete sempre estará de porta abertas para ouvir a comunidade”, finaliza o vereador.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet