Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Cielo mira vitória em Paris nos 100m após fiasco de 2010

O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo disputa nesse sábado e domingo o 5.º Open de Paris, última competição de preparação para o Mundial de Xangai, que será realizado entre 24 e 31 de julho, na China. Na sexta-feira, o nadador brasileiro afirmou que pretende se redimir do desempenho ruim que amargou na capital francesa no ano passado, quando não conseguiu nem subir ao pódio na final dos 100 metros livre - ficou com a quinta colocação.


"Em 2010, em Paris, acabei fazendo uma prova bem ruim na final dos 100 metros. Quero nadar bem melhor, tentar encaixar melhor os 100 metros livre. No ano passado não encaixou e este ano ainda não consegui ter uma prova muito consistente", afirmou Cielo, que neste Open de Paris irá nadar também os 50 metros borboleta no sábado, mesmo dia em que competirá nos 100 metros, e disputará os 50 metros livre no domingo.


Líder do ranking mundial dos 50 metros livre, com o tempo de 21s73, obtido em maio, no Troféu Maria Lenk, Cielo ocupa apenas a nona posição nos 100m livre, com 48s66, cravado em abril. Já nos 50m borboleta, ele é dono da terceira melhor marca do ano, com 23s39, também conquistada no Maria Lenk. Em Paris, ele irá encontrar vários nadadores franceses que estão entre os primeiros dos rankings dos 50m e 100m livre.


"Já sei quem serão os meus adversários (no Mundial de Xangai) e devo encontrar alguns deles, apesar de, no Paris Open, todo mundo estar liberado para nadar, não tem a regra de dois atletas por país em cada final. Mas o ranking, na verdade, não quer dizer nada. É ter como parâmetro, uma base de comparação, e tentar usar isso como motivação para escalar o primeiro lugar", analisou o brasileiro.


E, se buscará a redenção dos 100 metros livre, Cielo mira um feito ainda mais relevante nos 50m, prova mais rápida da natação e da qual ele também é o recordista mundial. "Não tem nem como imaginar o que vai acontecer nos 50 metros. Essa é a grande jogada da velocidade. Nunca se sabe quando vai aparecer um maluco e fazer um supertempo. Seria bacana nadar mais rápido do que em 2010, quando eu bati o recorde da competição (ao cravar 21s55) e fui o primeiro a conseguir nadar abaixo do tempo do (russo Alexander) Popov sem os trajes (tecnológicos, proibidos na natação). Nadar melhor do que no ano passado os 50 metros livre seria a principal meta na competição", acrescentou o brasileiro, ao se referir à marca de 21s64 do nadador russo, que foi superada por ele naquela prova.


Cielo acaba de concluir um período de dez dias de preparação com a seleção brasileira de natação no complexo Crystal Palace, em Londres, onde a delegação do Brasil ficará hospedada e treinará na fase final de preparação para os Jogos de 2012. O técnico do nadador brasileiro, Alberto Silva, aposta que os treinos na Inglaterra poderão surtir resultado em Paris. "O Cesão treinou muito bem em Londres. Acho que podemos pensar em boas marcas", prevê.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet