Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Além da Policlínica do Pedra 90, secretaria implantou 25 novas equipes de PSF em Cuiabá

A Secretaria de Saúde de Cuiabá recuperou sua capacidade de investimento em 2008, o que tornou possível a construção de uma policlínica no bairro Pedra 90, além de mais 10 unidades e reforma de outras quatro para a instalação de 25 novas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). O investimento representa muito mais assistência à saúde da população cuiabana.


Para abrigar essas novas equipes, a Secretaria de Saúde de Cuiabá construiu 10 prédios e reformou outros quatro – onde funcionavam Centros de Saúde e que foram adaptados para transformar-se em PSF. Agora o município conta com 63 PSFs e 22 centros de saúde. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões na obras de construção e reforma, recursos do próprio município, e mais R$ 500 mil na compra de mobiliário e equipamentos.


A diretora de Atenção Básica da SMS, enfermeira Virgilina Goudinho, explica que o PSF é um modelo assistencial implantado há mais de 10 anos no país e que tem trazido resultados altamente positivos em relação a prevenção e a promoção da saúde, recuperação, reabilitação de doenças e agravos e na manutenção da saúde da comunidade onde está inserido. “Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde”, frisa ela.

Composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agente comunitário de saúde e apoio administrativo – vigias, copeiras, recepcionista, digitador e técnico em laboratório –, as equipes dos PSFs são qualificadas para garantir um acompanhamento direto e rotineiro aos usuários do SUS/Cuiabá.

Serviços como exames laboratoriais, preventivo contra câncer de colo, de útero e de mama; pré-natal; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança; diagnóstico, controle e tratamento contra hipertensão, hanseníase, tuberculose e diabetes fazem parte da rotina diária de atividades de cada uma das unidades do programa.

De acordo com Carmem Tanaka, supervisora do PSF em Cuiabá, o programa é uma estratégia da área da saúde que vem dando certo. “Aproxima o serviço de saúde da população. É um elo importante que promove a saúde do usuário do SUS”, avalia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet