Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

união de casais

Cinco mil casais devem participar do Casamento Comunitário

Foto: Jana Pessôa

Cinco mil casais devem participar do Casamento Comunitário
Promover o efetivo exercício da cidadania, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares. Esta tem sido uma das bases de estruturação dos programas e ações da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT). Com esta mesma premissa, a primeira-dama e secretária da Pasta, Roseli Barbosa, lançou na manhã de hoje (28.09) a primeira edição descentralizada do Casamento Comunitário.


“A aproximação entre Governo e municípios privilegia principalmente a população mato-grossense. Agradecemos o apoio que estamos recebendo dos gestores municipais para a realização desta edição do Casamento Comunitário, que este ano será sediado nas cidades de Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Nova Xavantina e Sinop, contemplando todos os municípios de Mato Grosso”, destacou a primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa.

O lançamento do projeto contou com a presença dos representantes dos municípios onde serão realizados os eventos, entre eles o prefeito de Pontes e Lacerda, Newton Mioto. “Parabenizo o Governo do Estado pelo desenvolvimento de ações interiorizadas como esta, que busca o resgate da cidadania e a reestruturação familiar”, disse o prefeito.

Para a primeira-dama e secretária de Promoção Social de Rondonópolis, Neuma de Morais, o Casamento Comunitário representa um sonho para muitas pessoas. “Temos uma grande satisfação em receber esta ação de Governo. Sabemos o quanto é importante a oficialização do casamento para muitas pessoas e que muitos não o fazem por falta de recursos financeiros”, afirmou Neuma.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop, Ivone Latanzi da Costa, há uma grande expectativa para a realização do Casamento Comunitário na cidade. “Muita gente já está buscando informações para participar deste evento. Mais uma vez percebemos a intenção do Governo em se fazer presente nos municípios”, salientou Ivone.

O lançamento do Casamento Comunitário contou ainda com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social de Nova Xavantina, Mírian Caetano, da primeira-dama de Pontes e Lacerda, Cristiane Mioto, do procurador Geral de Justiça de Mato Grosso, Marcelo Ferra, do defensor Público-Geral de Mato Grosso, André Luiz Prieto, representantes dos Clubes de Serviço, Movimento Comunitário, Assembleia Legislativa e Igrejas.

CASAMENTO COMUNITÁRIO

O projeto de unir vários casais em uma única cerimônia surgiu em 2004, quando foi realizada a primeira edição do projeto. Em 2007, 2008 e 2009, a ação entrou para o Ranking Brasil, uma espécie de livro dos recordes brasileiro.

Mais de 11 mil casais já celebraram sua união por meio do Casamento Comunitário. Todo o processo de cadastramento e reconhecimento civil da união acontece de forma gratuita, resultado da parceria entre Governo e Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Este ano, os casamentos serão realizados em quatro etapas, sendo uma edição em cada um dos municípios. As inscrições para o projeto estão previstas para acontecer nos meses de julho e agosto e as cerimônias devem ocorrer entre setembro e outubro.

Podem participar do casamento comunitário, casais com renda de até dois salários mínimos e meio. Os interessados em participar da ação devem procurar as secretarias municipais de Pontes e Lacerda, Sinop, Nova Xavantina e Rondonópolis.

(Com informações da Assessoria)

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet