Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

amazônia

MT reduz em 77% o desmate mas continua como vilão

O desmatamento da Amazônia na área de Mato Grosso teve uma redução de 77% em comparação aos meses de março e abri. O novo índice foi publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na manhã desta quinta-feira (30). Porém, o estado continua como o maior desmatador de uma área degrada em 268 Km².


A redução é um alívio para MT que chegou a ser notificado pelo Ministério do Meio Ambiente, após os elevados números do período anterior, em 480,3 km². A alta foi justificada na época pelo secretário Alexander Maia, como resultante da ação de produtores criminosos de outros estados, que vinham fazer a retirada da mata de forma ‘despreocupada’.

Porém, mesmo com a diminuição, Mato Grosso continua representando 34,96% de toda a área aberta em comparação com os outros sete estados apontados no ranking do Inpe, quase 10% a mais do que o segundo colocado.

O norte do estado concentra os principais pontos apontados no sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real). A lista de desmate é seguida pelos estados de Rondônia e Pará. O Acre continua com a menor área de concentração de retirada da cobertura vegetal dos estados que abraçam a Amazônia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet