Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

cachoeira do prata

CPI das PCH's pede suspensão de atividades de usina em Mato Grosso

Foto: Reprodução

CPI das PCH's pede suspensão de atividades de usina em Mato Grosso
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a concessão de licenças para instalação de usinas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em Mato Grosso, decidiu pedir a suspensão do processo de licenciamento de quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) a serem instaladas no Rio do Prata, em Juscimeira (localizada a 157 km de Cuiabá). A decisão foi tomada após audiência realizada na manhã desta quinta-feira (30) no município.


O presidente da CPI, deputado Percival Muniz (PPS), esteve na cidade junto com demais membros da comissão e informou que a população ainda tem dúvida sobre os impactos do empreendimento na Cachoeira do Prata, que fica na divisa dos municípios de Juscimeira e Jaciara (144 km de Cuiabá).

Cerca de mil pessoas acompanharam a reunião de trabalho da CPI no salão do Clube Kolping e protestaram contra a construção de um complexo de quatro PCHs no Rio da Prata, pois entendem que elas podem acabar com um dos principais pontos turísticos do município. Representantes dos proprietários dos empreendimentos, também, estiveram presentes.

“Decidimos encaminhar ao plenário o decreto legislativo para suspender as atividades da usina até que seja comprovado tecnicamente os impactos do empreendimento e garanta que não irá prejudicar a Cachoeira do Prata, porque hoje a população não tem essa garantia, apensar da empresa alegar que nos finais de semana o nível do rio não prejudica o lazer das pessoas”, explicou Muniz, em entrevista ao Olhar Direto.

A CPI disse que após a entrega dos estudos técnicos sobre os reais impactos será proposto ou um termo de ajustamento de conduta ou a paralisação da usina. O pedido de suspensão deverá ser analisado em plenário na próxima semana.

Outro lado

Representante do Grupo Paineiras, responsável pelos projetos das PCHs Água Branca, Água Clara, Água Brava e Água Prata, disse, sob protesto dos populares, que a empresa pretende construir as quatro PCHs para gerar energia e desenvolvimento, mas com responsabilidade social e sem acabar com a Cachoeira do Prata.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet