Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Equilíbrio em todas as classes é o destaque na Rolex Ilhabela Sailing Week 2011

A 38ª edição consecutiva da Rolex Ilhabela Sailing Week, principal evento náutico da América Latina, reunirá 150 veleiros de cinco classes do Brasil, Argentina, Chile e Qatar, em Ilhabela (SP). Em todas as categorias, as regatas prometem ser bastante disputadas. Na S40 e no HPE25, a organização inovou e destacou dez juízes na água para acompanhar as manobras de perto.


O alto nível técnico e a importância do evento atraíram velejadores estrangeiros para a competição que começa neste domingo e termina dia 9. O último a se inscrever foi o chileno Macaco / Claro na S40. O atual campeão da categoria é o Pajero de Eduardo Souza Ramos. A classe terá 12 barcos, cinco do Chile, cinco do Brasil e dois da Argentina.

Destino mais do que obrigatório para as tripulações de oceano do continente, o evento contará com cerca de 1.300 velejadores. Ídolos do esporte brasileiro como Torben Grael e Bruno Prada disputarão a Rolex Ilhabela Sailing Week, que valerá também pelo Campeonato Sul-Americano das Classes S40 e ORC.

"O evento será de alto nível técnico, com estrangeiros e a elite da vela de oceano do País. Outro destaque é o ineditismo de colocar a comissão de protestos para acompanhar de perto as regatas. Essa iniciativa dará uma outra dimensão a Rolex Ilhabela Sailing Week, ratificando assim a presença do evento entre os principais no mundo", disse José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Juízes na água - Tendência na vela de oceano da Europa, a escolha de árbitros credenciados pela ISAF para acompanhar as regatas chegou ao Brasil na Rolex Ilhabela Sailing Week. A organização colocará 10 umpires para julgar na água os protestos nas classes S40 e HPE25.

O profissional destacado para chefiar a equipe é o gaúcho Nelson Ilha, que já atuou em dois Jogos Pan-Americanos e em três Olimpíadas, além de integrar o quadro oficial da ISAF.

"A iniciativa da Rolex Ilhabela Sailing Week de colocar os árbitros atuando na água consolida a classe S40 na América Latina. O trabalho do juiz ajuda a agilizar a regata e os resultados", disse Nelson Ilha.

Na Europa, os julgamentos seguem este processo, principalmente nas competições mais importantes como America's Cup, Match Race e nas regatas do TP 52 na Med Cup.

Força da classe ORC - Consolidada no Brasil e no exterior após o Mundial da Croácia, a classe ORC terá disputas equilibradas na Rolex Ilhabela Sailing Week.

O vencedor do ano passado, Touché (Ernesto Breda) reina na categoria ultimamente, mas deverá enfrentar fortes adversários nesta edição.

A ORC, subdividida nas categorias 500, 600, 650 e 700, contará com 45 barcos no litoral norte paulista. A classe não é de monotipo, ou seja, os barcos são diferentes e o vencedor não é sempre aquele que chega primeiro. A regra de rating, coeficiente para equilibrar os veleiros de vários tamanhos, é aplicada para apontar quem levou a regata.

"É uma tendência mundial a classe ORC. Prova disso é o Mundial de 2011 que contou com 125 barcos. O legal da classe é privilegiar a criatividade de um desenhista em criar um barco mais rápido e eficaz dentro das regras. É como a Fórmula 1. Não são 12 carros da Ferrari correndo juntos. Cada um tem o seu desenvolvimento e a habilidade dos tripulantes é levada em conta", contou Ernesto Breda, comandante do Touché.

Equipe do Catar vem para conhecer a classe HPE25 - O país do Oriente Médio será representado na Rolex Ilhabela Sailing Week pela primeira vez. A equipe do Catar já está no litoral paulista treinando para adaptar a tripulação aos barcos que serão usados nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro (RJ). O encontro das Forças Armadas será duas semanas depois de Ilhabela.

"Queremos conhecer todos os detalhes do barco e, nada melhor do que velejar ao lado dos melhores da classe HPE. Estamos ansiosos para competir contra os brasileiros", ressaltou Khalid Bettihthamou, comandante da equipe do Catar.

O time do Catar disputará a regata de flotilha (Fleet Race) nas duas competições com embarcações da HPE25. A classe é muito difundida no Brasil e foi eleita para os Jogos Mundiais Militares.

Programação - Esta sexta-feira (1) está reservada para pesagem dos tripulantes, retirada de kits, entre 8 e 23 horas, e treinos das equipes. No sábado (2), a pesagem e os treinos serão finalizados. Às 19 horas, será realizada a cerimônia de abertura.

As primeiras regatas ocorrem na manhã do domingo (3) com as regatas Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE25.

A prova que contorna Alcatrazes larga às 9h30m para os barcos das classes S40, ORC 500, 600 e 650, RGS-A, RGS-B, RGS- Cruiser e Beneteau 40.7 e terá 55 milhas náuticas (cerca de 101 quilômetros). Os barcos menores - ORC 700, RGS-C, Skipper 21 e J-24 - disputam, a partir das 10 horas, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), enquanto os veleiros da classe HPE25 largarão, às 9h45m, para o Troféu Renato Frankenthal, em um percurso de 20 milhas (37 km).

Na segunda-feira não haverá regata. As competições recomeçam na terça-feira (5) às 12h e seguem até dia 9 (sábado), no mesmo horário, a exceção da quarta-feira (6), quando a largada para a regata de percurso será às 11 horas. De terça-feira até sábado, sempre às 10 horas, haverá a previsão do tempo no "Espaço Conference Hall Rolex", na sede do Yacht Club de Ilhabela. Todos os dias após a competição a sede do clube recebe os velejadores e seus convidados na tradicional "Canoa de Cerveja". Na terça, quinta e sábado a confraternização será ao som de música ao vivo. Na sexta-feira (8) e no sábado (9) estão programadas premiações para as tripulações mais bem colocadas na 38ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week.

Classificação de 2010

S40
1- Pajero (Eduardo Souza Ramos) - 17 pp
2- Mitsubishi (Torben Grael) - 20
3- Negra (Uru - Nicolas Gonzalez) - 22
4- Celfin Capital (Chi - Jorge Errázuriz Grez) - 24
5- Cusi 5 (Arg - Jose Estevez) - 26

ORC Internacional 500
1- Gol/Touché Super (Ernesto Breda) - 12
2- Itaú (Chi - Cristobal Lira) - 15
3- Loyal/Carmim (Marcelo Massa) - 19
4- Neptunus Express (André Mirsky) - 27
5- Oi/Sorsa (Edu Penido) - 29

ORC Internacional 600
1- Ventaneiro (Renato Cunha) - 16
2- San Chico 2 (Francisco Freitas) - 16
3- Zeus-Effect (Inácio Vandressen) - 16
4- Absoluto (Renato Gama) - 24
3- Sexta-feira (Rogéria Dotti) - 36

ORC Club 600
1- Matrero (Arg - Toribio de Achaval) - 12
2- Miragem (Paulo Roberto Freire) - 12
3- Vizcaya (Guilherme Bungner) - 16
4- Angela Star (Peter Siemsen) - 27
5- Viva (Pedro Paulo Couto) - 36

ORC Club 670
1- Best Fellow-GND Construtora (Leonardo de Boni) - 11
2- Katana/Energia (Fábio Filippon) - 11
3- Kiron III (Leonardo Guillermo Cal) - 19
4- Realizado (José Luis Apud) - 34
5- Samurai Ni (Marins Alves de Camargo Neto) - 36

ORC Club 700
1- Ângela VI (Renato Plass) - 9
2- Diferencial/Semp Toshiba (Fernanda Oliveira) - 11
3- Rajada (Márcio Finamore) - 17
4- Saruê (Diego Zaragoza) - 19
5- Tensacom (Ricardo Ramirez) - 29

HPE
1- Artemis (Felipe Whitaker) - 16
2- Max (Anderson Biason) - 21
3- Caninana (Thiago Reis) - 25
4- Bixiga (Rafael Valdívia) - 29
5- Stella Artois (Fábio Bocciarelli) - 36

BRA-RGS A
1- Cinco los Niños (Osvaldo Ceccon) - 10
2- Jazz (Valéria Ravani) - 17
3- Jyllic II (Martim Bonato) - 21
4- Fram (Felipe Aidar) - 24
5- Kybyxu (Carlos Oliveira Freitas) - 32

BRA-RGS B
1- Moleque (Marcelo Gusmão) - 8
2- Blue Too/Lalampe (Pedro Rodrigues) - 20
3- Albatroz (Marinha do Brasil) - 22
4- Phantom of the Opera (Renato Avelar) - 33
5- Optimystic (Fernando Brecheret) - 36

BRA-RGS C
1- Zephyrus (Tarcísio Mattos) - 7
2- Xiliqui (Renato Michel Bosso) - 14
3- Nemo (Mauro Ribeiro) - 22
4- Santeria (Rodrigo Martins) - 24
5- Ariel (Luis Pimenta) - 29

BRA-RGS Cruiser
1- Coccon (Luiz Marcelo Caggiano) - 9
2- Apoena (Marcos de Oliveira Cesar) - 10
3- Geronimo (Mauro Diomelli) - 17
4- Navegador (Pedro Luiz Lanzoni) - 25
5- Chrispin (José Carlos de Souza) - 25

A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico esportivo da América Latina, tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), das Classes ORC, S40, HPE25 e BRA-RGS, e parcerias do Yacht Club Argentino(YCA), da Prefeitura Municipal de Ilhabela(PMI) e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet