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Quarta-feira, 01 de maio de 2024

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Maggi crê que parte das denúncias foi feita por pessoas do próprio PR

O senador Blairo Maggi (PR) afirmou durante entrevista as mídias nacionais, nessa segunda-feira (3), acreditar que ‘um pouco’ das denúncias do suposto esquema de propinas...

Foto: Assessoria

Maggi crê que parte das denúncias foi feita por pessoas do próprio PR
O senador Blairo Maggi (PR) afirmou durante entrevista as mídias nacionais, nessa segunda-feira (3), acreditar que ‘um pouco’ das denúncias do suposto esquema de propinas cobradas pelo Partido da República (PR) nos contratos firmados pelo Ministério dos Transportes e no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), são provenientes de pessoas que compõem a própria sigla republicana.


A mesma idéia é compartilhada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que, segundo Maggi, também crê em uma espécie de “fogo amigo”. O esquema foi denunciado pela revista Veja e resultou no afastamento de dois assessores diretos do ministro, além do diretor-geral do Dnit, Luís Antônio Pagot, e o diretor-presidente da estatal Valec, José Francisco das Neves.

Apesar de acreditar na hipótese de ‘fogo amigo’, Maggi foi taxativo e se negou a acusar qualquer aliado político. “Ai já é demais”, declarou o senador, conforme matéria veiculada no Portal Terra.

Na tarde de ontem senadores e deputados republicanos estiveram reunidos com Alfredo Nascimento, que afirmou ter colocado o cargo à disposição da presidente Dilma Rousseff (PT), mas que ela preferiu mantê-lo no ministério, além de pedir que prestasse as explicações necessárias e abrisse investigações para apurar as denúncias.

De acordo com a reportagem publicada pela Veja, representantes do PR, partido que comanda os Transportes, funcionários do Ministério e das autarquias (Dnit e Valec) teriam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por empreiteiras.

Segundo a matéria, esses órgãos cobravam um "pedágio político" de 4% sobre o valor das faturas recebidas. Em troca, garantiam o sucesso desses fornecedores nas licitações, permitiam superfaturamento de preços e deixavam correr soltos os aditamentos, que resultavam na elevação do valor das obras.

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