Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Corinthians garimpa Ralf e Paulinho e segue tradição dos volantes

Contratar estrelas virou a especialidade do Corinthians nos últimos anos. Ronaldo, Roberto Carlos e mais recentemente Adriano chegaram ao clube em negociações badaladas, com salários de padrão europeu. Mas o time dos milhões não vive apenas de craques. Enquanto Tite quebra a cabeça para escolher os titulares do setor ofensivo, os volantes Ralf e Paulinho não dão espaço à concorrência e mantêm viva a tradição do Alvinegro em criar duplas de volantes de sucesso desde 2008.


Se o ataque não funcionou como de costume contra o Vasco, os marcadores trataram de resolver o problema. Ricardo Gomes armou uma formação defensiva na tentativa de explorar os contra-ataques. Não deu. Willian, Liedson e Jorge Henrique não apareceram tanto, mas Ralf e Paulinho fizeram os dois gols da virada e ainda bloquearam qualquer ação na tentativa de o adversário reagir (veja os lances no vídeo acima).

- Os volantes foram muito bem. Nossa equipe é solidária. Todos precisam ser porque, se um não fizer, vai estourar. Pagamos um preço para vencer, que é a marcação - afirmou o técnico Tite.

Desde a disputa da Série B, o Corinthians vem se destacando em formar boas duplas de marcadores com jogadores em baixa ou desconhecidos. Em 2008 e 2009, período em que o clube conquistou a Segundona, o Paulistão e a Copa do Brasil, Cristian e Elias comandaram a ligação entre defesa e ataque. O primeiro estava fora dos planos do Flamengo depois de entrar em atrito com o técnico Caio Júnior. No Timão, viveu o melhor momento da carreira e deixou saudades. Hoje, atua pelo Fenerbahce-TUR.

Já Elias foi contratado depois de brilhar como armador na campanha que levou a Ponte Preta ao vice-campeonato estadual de 2008. Nas mãos de Mano, virou um importante “homem-surpresa” no ataque, fez gols em jogos decisivos e passou até a ser convocado para a Seleção Brasileira. No fim do ano passado, acabou negociado com o Atlético de Madri-ESP.

Elias atuou ao lado de um outro atleta garimpado pelo Timão. Jucilei desembarcou no Parque São Jorge logo após o título da Copa do Brasil vindo da filial paranaense do clube e não demorou a se firmar com as mesmas características do companheiro. Depois da eliminação na Libertadores 2010, quando já formava dupla com Ralf, foi vendido para o Anzhi-RUS.

Autor do primeiro gol e dono de uma atuação contra o Vasco que levantou a torcida em alguns momentos pela garra demonstrada, Ralf chegou ao Corinthians no início de 2010 para compor o grupo. Após atuar em equipes menores, como Imperatriz-MA, XV de Jaú, Gama-DF, Noroeste e Grêmio Barueri, o marcador seria o reserva imediato de Marcelo Mattos. Entretanto, logo na pré-temporada, em Itu, ganhou a confiança de Mano Menezes, ficou com a posição e não mais saiu.

Paulinho vestiu a camisa alvinegra em seguida. Curiosamente, chamou a atenção da diretoria ao marcar um gol sobre o Timão defendendo o Bragantino, no Paulistão do ano passado – passou ainda pelo PAEC. Foi ele também quem mais esperou para se firmar como titular. O jogador chegou a ser terceiro reserva, já que na época a equipe ainda contava com Elias e Jucilei no elenco, e só conquistou definitivamente a vaga no estadual deste ano.

A importância da dupla para o Timão se resume em alguns números. Paulinho, por exemplo, é o 13º jogador que mais finaliza no Brasileirão, com 13 no total. O número é o mesmo de atletas com a responsabilidade de fazer gols, como o são-paulino Dagoberto e o botafoguense Herrera.

- O Tite sempre pede para explorar o espaço vazio e chutar. Tive a felicidade de fazer o gol e ajudar a equipe a sair com os três pontos. Nosso time é guerreiro, não para. Estamos sendo merecedores dos pontos que ganhamos – disse o marcador, de 22 anos.

Ralf, não por acaso, leva a torcida ao delírio a cada dividida ou roubada de bola. O volante é quem mais desarmou no Brasileirão até o momento - em 70 oportunidades ele desbancou o adversário sem fazer falta.

- Isso é fruto do trabalho que estamos fazendo durante a semana. Estamos cumprindo aquilo que o Tite está pedindo e as vitórias estão acontecendo – finalizou o "cão de guarda", de 27 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet