Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Umidificador de ar deve ser usado até 3 horas por dia, diz especialista

O umidificador de ar, por liberar uma névoa fria e seca, não favorece a acumulação de fungos e bactérias nas paredes de casa. Por isso, se for optar entre um vaporizador ou um aquecedor, ou ainda um umidificador, o mais recomendável, segundo os especialistas ouvidos pelo RespirAR, é o umidificador.


Essa é uma das perguntas respondidas por Flávia Freire nesta semana no projeto RespirAR. É possível mandar as questões à jornalista, que conta com a ajuda de uma equipe de especialistas para explicar os efeitos da poluição na saúde e no dia a dia de quem mora em São Paulo. A poluição do ar e seus efeitos sobre a saúde dos paulistanos são mostrados no projeto RespirAR, uma série de reportagens especiais exibidas no Bom Dia São Paulo, Radar SP, SPTV 1ª edição e SPTV 2ª edição. Veja abaixo as questões enviadas na última semana e as respectivas respostas.

A friagem dessa semana despertou, mais uma vez, a curiosidade dos telespectadores, já que tivemos as mais baixas temperaturas do inverno até agora. Como dentro de casa ninguém tem calefação, como acontece nos países onde neva, muita gente busca ajuda de aparelhos eletroeletrônicos para se aquecer. No inverno, além do frio, os dias tendem a ser mais secos. Por isso,o uso de umidificadores aumenta muito.

O telespectador Rinaldo Batista da Silva, de São Paulo, pergunta se o umidificador de ar ultrassônico ajuda a melhorar o ambiente e, consequentemente, a respiração em tempos secos, tanto no inverno como no verão. Quem responde é a Valéria Martins, pneumologista do Hospital da Luz.

“Ele não resolve o problema da umidade do ar. Ajuda em parte porque, para melhorar a umidade do ar, você precisa de várias ações: plantio de árvores, reciclar o lixo, várias medidas. Mas ele pode ajudar, principalmente o ultrassônico, que tem uma tecnologia mais moderna, economiza um pouquinho de ar, não deposita gotículas na parede”, diz Valéria.

O que Valéria está dizendo, Rinaldo, é que o umidificador, por liberar uma névoa fria e seca, não favorece a acumulação de fungos e bactérias nas paredes de casa, por exemplo. Por isso, se você for optar entre um vaporizador ou um aquecedor, ou ainda um umidificador, o mais recomendável, segundo os especialistas, é o umidificador. Quem explica melhor é o médico José Jardim, do Centro de Reabilitação Lar Escola São Francisco.

“O vaporizador como o nome, está dizendo, é um vapor, um ar quente que libera aquela água, e acontece algo que é muito semelhante aos banheiros. Quando se toma um banho quente no chuveiro, aquele vapor acaba criando mofo no ambiente. E também pode fazer a mesma coisa dentro de um quarto da pessoa, porque aquele vapor sempre vai subir e ficar no mesmo lugar. Outro modo é o umidificador. O umidificador tem um sistema que lança ao ar partículas de água, como uma nevoa que não é aquecida, então não precipita, não favorece a formação de fungos, de mofo, dentro do ambiente”, explica Jardim.

Mas Valéria faz um alerta: não é bom exagerar nem no uso dos umidificadores. O ideal é usar por apenas duas ou três horas, no máximo, por dia. O mesmo cuidado vale para aquecedores e até ar condicionado. “Principalmente se você for dormir a noite toda com aquecedor, tome cuidado, assim como com o ar condicionado, para que não resfrie ou umedece demais o ambiente, o aquecedor também. Tudo que é mais natural é melhor para saúde”, afirma a pneumologista.

A telespectadora Marcela Sequeira, da capital, quer saber quais os locais de São Paulo que têm um ar respirável.

Olha, Marcela, o que a gente pode dizer é que, nas regiões mais arborizadas, com certeza, a qualidade do ar é melhor. Estamos fazendo medições pela cidade há um mês com o nosso Respirômetro e pelo mapa que está disponível na página do RespirAR no G1, a gente consegue saber onde o ar ficou melhor, isso, em dias sem chuva.

Somente nas manhãs dos 28 de junho, na Rua da Consolação, e 15 de junho, na região da Vila Mariana, o Respirômetro registrou ar bom, de acordo com o que recomenda a Organização Mundial da Saúde. Vale lembrar que o aparelho marca apenas a qualidade do ar naquele momento específico. Infelizmente, nos outros dias secos em que fizemos medições, o nível de partículas ficou muito acima do que aceitável.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet