Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Deputado quer apoio governamental para construção de cooperativa

Incentivados pelo crescimento do setor madeireiro e da atividade agropecuária, grande parte dos municípios do norte mato-grossense tiveram aumento populacional significativo na última década, chegando alguns a dobrar o número de moradores.


Na contra mão desses índices está à cidade de Peixoto de Azevedo (696 km ao norte da capital), que no início da década de 90 despontava no cenário econômico do Estado, devido a atividade garimpeira, mas sofreu estagnação econômica e populacional na última década, passando de pouco mais de 26 mil, para 30 habitantes.

Em busca de alternativas econômicas para a cidade, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) cobrou do secretário de Estado das Cidades, Ernandy Maurício Baracat de Arruda, apoio financeiro para a construção da sede da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo (Coomipaz).

Argumenta o deputado, que uma das vertentes da Coomipaz é a qualificação de ex-garimpeiros e seus familiares que, devido a idade ou falta de locais adequado para desempenharem suas atividade, estão fora do mercado de trabalho. A Cooperativa abriga ainda, uma pequena quantidade de garimpeiros que trabalham dentro das normas estabelecidas pelos órgãos de proteção ao meio ambiente.

Na Coomipaz são realizados trabalhos de inclusão social, através da confecção de produtos artesanais, além da comercialização desse material, facilitando dessa forma essa relação entre produtor e consumidor.

“Apesar da importância do trabalho da Coomipaz, ela ainda funciona em local improvisado. Como é uma cooperativa cujo único lucro é a qualificação de seus funcionários, é imprescindível o apoio financeiro do governo para a construção de uma sede própria”, defendeu Dal’Bosco.



ESPORTES - Em outro documento encaminhado ao secretário de Estado de Esporte e Lazer, Antônio Azambuja, Dilmar Dal’Bosco solicitou a construção de uma quadra poliesportiva no Bairro Mãe de Deus, um dos mais populosos de Peixoto de Azevedo.

Na comunidade, segundo Dilmar, concentra-se um grande número de crianças e adolescentes em idade escolar que necessitam da prática esportiva e do lazer como inclusão social.

“A construção da quadra contribuirá com o crescimento educacional e cultural de toda a população de Peixoto de Azevedo, proporcionando, com a prática do desporto e do lazer, a inclusão social de crianças e adolescentes que não dispõe de recursos para freqüentar academias e centros particulares”, concluiu o parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet