Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Metabolismo pode ser responsável por maior consumo de alimentos

O Bem Estar desta quarta-feira (13) falou de distúrbios alimentares, que muitas vezes fazem com que uma pessoa faça dietas malucas quando não precisa perder peso. Em outros casos, come-se compulsivamente, o que causa ganho excessivo de peso. Após o programa, o endocrinologista Alfredo Halpern, consultor do programa, respondeu a perguntas sobre o tema.


Ele explicou que há pessoas com predisposição para serem magras e outras realmente têm dificuldade de emagrecer. Às vezes, hábitos saudáveis não bastam. Isso não acontece por questões psicológicas, mas pelo metabolismo de cada um. Questões hormonais podem fazer com que a perda de peso seja mais rápida ou mais lenta.

Cada organismo funciona de uma maneira própria. Há pessoas que têm maior necessidade de absorver gorduras, outras que precisam de mais açúcares, outras que se saciam mais facilmente. Em muitos casos, isso é absolutamente normal, e é importante não se culpar pela sua alimentação.

Um caso específico em que a vontade de comer doces é perfeitamente normal é o período pré-menstrual. Nessa fase, cai o nível de serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de prazer. Os doces repõem essa substância e, caso a mulher queira evitá-los, há remédios que também fazem a substituição.

Halpern respondeu ainda a uma pergunta sobre depressão. O endocrinologista disse que, classicamente, a doença está ligada à diminuição do consumo de alimentos e, consequentemente, ao emagrecimento. Há, porém, casos em que o paciente passa a comer compulsivamente, ou seja, o mal é sim uma origem possível para um transtorno alimentar.

Um argumento bastante defendido pelo médico é de que, em todos os casos em que houver suspeita de algum distúrbio alimentar, o melhor a se fazer é buscar ajuda profissional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet