Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

desenvolvimento

Cidade é pioneira ao desenvolver projeto de educação sanitária em MT

16 Jul 2011 - 16:35

De Lucas do Rio Verde - Danieli Marcante, especial para o Olhar Direto

Foto: Reprodução/Ilustração

Cidade é pioneira ao desenvolver projeto de educação sanitária em MT
O município de Lucas do Rio Verde, conhecido por ter um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, mais uma vez avança no sentido de garantir melhor qualidade de vida para seus cidadãos, de modo especial na questão sanitária.


Termo de cooperação técnica, que possibilitará a partir dos próximos dias o desenvolvimento do projeto “Criando Aves com Saúde”, foi assinado pelo prefeito de Lucas, Marino Franz, pelo superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa-MT), Francisco Moraes, e pelo presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Valney Souza Corrêa,

O projeto é considerado um marco histórico para todo o Estado de Mato Grosso, em especial para Lucas do Rio Verde, município escolhido para ser o pioneiro no desenvolvimento do programa.

“Mato Grosso mais uma vez é pioneiro nesse processo, um estado produtor não só da área avícola, mas também da suinocultura, da pecuária de corte, em fim de todas as atividades. Esse sistema que será implantado vai ser monitorado pelo Indea com apoio do Mapa, da iniciativa privada e da prefeitura, e vai trazer uma nova forma de produção de alimentos da cadeia avícola do país para o mundo, tendo em vista que temos vários riscos sanitários dentro da nossa atividade produtiva e a agricultura da foram que vai ser modelada, onde todos os elos da cadeia desde o inicio da produção até o abate nesse sistema fechado vai mostrar para o mundo que Mato Grosso é diferencial na segurança sanitária”, salientou o presidente do Indea-MT.

Todos os produtores de aves do município serão cadastrados no projeto e receberão cartilhas com orientações de adequação as normas. Além disso, terão um prazo para regularização e após o vencimento do prazo de adequação, as propriedades serão fiscalizadas.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoski, ressalta que o projeto visa cadastrar e orientar todos os produtores rurais sobre a maneira correta de criar aves comuns. “Os aviários seguem as normas estabelecidas pelo ministério, a nossa intenção é que os pequenos produtores também se adequem a legislação”.

O prazo para que as granjas comerciais avícolas se adequem, dentro das normas exigidas, é até o final de 2012.

As exigências são de que as granjas devem possuir telas, isolamento térmico e uma entrada única. Além disso, terão que respeitar várias outras exigências estabelecidas nas legislações estadual e federal.

Ao se adequar as normas, o produtor garante mais qualidade ao plantel, aumenta a produtividade e ainda diminui os riscos de transmissão de doenças, tanto para outras propriedades, como para outros animais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet