Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política MT

sanecap

Taques é contra privatização e irá conversar com vereador do PDT

15 Jul 2011 - 14:52

Da Redação - Alline Marques e Marcos Coutinho

Taques é contra privatização e irá conversar com vereador do PDT
O senador Pedro Taques (PDT) afirmou ser contra a proposta de privatização da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e confirmou que irá conversar com o vereador Adevair Cabral (PDT) para entender a proposta da Prefeitura de Cuiabá sobre a possibilidade de concessão dos serviços de água e esgoto.


“Sou contra a venda, mas respeito à decisão do vereador (Adevair Cabral), contudo vou conversar com ele, mas não posso interferir no voto dele, assim como o presidente nacional do meu partido (Carlos Luppi) interfira no meu voto no Senado”, afirmou Taques em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (15).

A lei foi aprovada na terça-feira (12) provocando revolta nos servidores da Sanecap que temem perder o emprego e seus direitos trabalhistas. Os funcionários acabaram invadido o plenário da Câmara na quinta-feira (14), trocando socos com seguranças e até empurraram o vereador Clovito, recém-operado, que tentava acalmar os ânimos do manifestante.

Mesmo sob protesto, o prefeito em exercício Júlio Pinheiro (PTB) sancionou a lei que cria a Agência Reguladora de Saneamento e permite a concessão dos serviços de água e esgoto. 

Taques disse que é favorável à distribuição pública de água e sugere que o Conselho dos Secretários de Fazenda (Confaz) aprove isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços (ICMS) das agências de água como a Sanecap.

"Eu não vi a lei aprovada pra ver se é constitucional ou não. Sei que o volume de recursos para investimentos é muito grande. Precisamos de 1 bilhão de reais para substituir os canos, que hoje ainda são materais poluentes. Precisamos investir em manutenção para identificar vazamentos. Eu defendo que o Confaz possa isentar o IMCS para agências reguladoras", ressaltou.

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou a toque de caixa, na manhã desta terça-feira (12), a criação de uma agência municipal reguladora da água. O projeto, encaminhado pelo Palácio Alencastro em caráter de urgência, foi aprovado e sancionado pelo prefeito em exercício, vereador Júlio Pinheiro (PTB) e abre caminho para a concessão da prestação de serviços sobre a distribuição da água para empresas privadas.

Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet