Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Puxão de orelha

Ministra se irrita e dá pito em deputado em prol do meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, enquadrou o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que durante o seu discurso na abertura do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente...

Foto: Josi Pettengill/Secom-MT

Ministra se irrita e dá pito em deputado em prol do meio ambiente
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, enquadrou o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que durante o seu discurso na abertura do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, saiu em defesa dos produtores de Mato Grosso e criticou os entraves que os embates relacionados ao tema têm causado ao desenvolvimento do Estado. Para tentar amenizar sua fala, Wellington disse à ministra que entendia o pulso firme adotado por ela com relação a alguns assuntos, e que sabia o quão ‘sacrificante’ deve ser a função de ministra de uma pasta como a de Meio Ambiente.


Sem titubear, Izabella abriu seu discurso dando um ‘pito’ no deputado e rebateu publicamente os argumentos do ruralista.

“Primeiro deputado, ser ministra do Meio Ambiente não é um sacrifício, é uma honra. Nós temos que procurar buscar juntos uma solução para alcançarmos uma produção que seja ao mesmo tempo sustentável. O que vocês, Estados e produtores precisam entender, é que não é preciso degradar mais para produzir, e que meio ambiente não caminha em lado oposto ao desenvolvimento econômico, ao contrário, um depende do outro. Estamos do mesmo lado, num mesmo barco”, esclareceu.

A ministra esteve em Cuiabá na manhã de hoje (18) durante a abertura da primeira reunião de trabalho dos secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal deste ano, o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman/MT). Composto por técnicos do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual/Casa Militar, o Ciman tem como objetivo potencializar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais.

Durante os dias do evento serão discutidas questões consideradas fundamentais pelos representantes dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso como as ações e estratégia para implementação dos mecanismos de Proteção do Clima e do Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD ++), Regularização Ambiental dos Assentamentos Rurais, Ações de Combate ao Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal e outros.

“O Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal vai estabelecer a integração das ações ambientais e uma agenda conjunta onde a temática ambiental seja prioritária e possibilite o desenvolvimento dos Estados em bases sustentáveis. Queremos que esses Estados em condições de desmatamento mais vulnerável, encontrem juntos, mecanismos para aliar desenvolvimento econômico e produção, com sustentabilidade”, disse.

O governador Silval Barbosa (PMDB) voltou a frisar que Mato Grosso tem combatido com mãos de ferro a questão do desmatamento e dos crimes ambientais. “Conseguimos diminuir de 2003 pra cá, o desmatamento em 93%. Temos buscado mecanismos para tornar a fiscalização e a punição a esses infratores, mais eficiente”, finalizou.




(Atualizada às 13he06)


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet