Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

dedo na ferida

Galindo admite incompetência na gestão da água e esgoto em Cuiabá

18 Jul 2011 - 15:00

Reportagem Local - Marcos Coutinho e Lucas Bólico / Da Redação - Alline Marques

Foto: Reprodução

Galindo admite incompetência na gestão da água e esgoto em Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), admitiu com todas as letras que o poder público tem sido incompetente para administrar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital nos últimos 40 anos, em coletiva concedida na tarde desta segunda-feira.


“Foram 40 anos sem nenhum avanço significativo. Então, eu posso afirmar que sim o Estado e o Município foram e são incompetentes (na gestão da água e esgoto)”, reafirma Galindo, em provocação de questionamento feito pela reportagem do Olhar Direto.

De acordo com o chefe do Executivo, os entraves burocráticos e a falta de capacidade financeira, tanto do Estado quanto do Município nas últimas quatro décadas, foram fatores preponderantes para que não houvesse os avanços no sentido de atender a sociedade.

“Agora, eu pergunto a vocês: Vocês acham que houve avanços?”, rebateu Galindo ao questionar os jornalistas presentes na coletiva para em seguida responder: “eu não acho porque 50% das casas de Cuiabá ainda não recebem água regularmente”.

O prefeito afirmou já ter sondado empresas privadas e estatais que podem assumir o comando da Sanecap, cuja capacidade de endividamento não é suficiente para atender a demanda dos serviços.

De acordo com o petebista, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) já manifestaram interesse e empresas privadas como a Camargo Correa já disputaram editais semelhantes e poderão concorrer pelo serviço em Cuiabá.

Galindo argumenta que, dos 10 casos de maior sucesso nos serviços de água e esgoto do país, oito são feitos por concessão a empresas privadas. E quanto às críticas a respeito da maneira pela qual o projeto de lei que abre espaço à concessão foi feita, ele assegura que foi um trâmite democrático e que as discussões começam agora.

“A maioria absoluta dos vereadores votaram a favor, não tem o que questionar. E quanto às discussões, elas começam agora, na formulação do edital. É ele que vai dizer como a concessão vai ser feita. Mas eu não abro mão que a empresa concessionária assuma as dívidas da Sanecap e garanta todos os direitos trabalhistas dos funcionários”.

Atualizada às 16h56.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet