Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Educação

Professores conhecem metodologia para ensino da Matemática a cegos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG) reúne, na noite desta segunda-feira (13/04), 20 professores da rede municipal que são responsáveis pelo ensino de 16 estudantes que apresentam baixa ou nenhuma visão. A segunda turma do curso “Sorobã: As operações matemáticas nas tábuas de contar” faz parte do calendário de qualificação profissional implementado pela secretaria. Esta formação continuada ocorre entre os dias 13 e 17 de abril, das 18h às 22h, na EMEB “Ana Rosa da Silva”.


O secretário titular da pasta, Isac Nassarden, destaca a importância da realização do curso. “Sabemos o quanto é importante que a inclusão de alunos cegos ou com baixa visão aconteça de fato e com qualidade, daí a necessidade da utilização de métodos e técnicas específicas para esta deficiência que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças”.

Ministrado pela professora e técnica da Smec/VG Rosemari Domingues Nicolau, o curso tem carga horária total de 30 horas/aula, sendo 10 horas/aula não presenciais destinadas à produção de material. No conteúdo a ser apresentado, estão: histórico e descrição do sorobã, escrita e leitura de numerais no sorobã e a realização das quatro operações matemáticas.

A gerente de Educação Especial da Smec/VG, Salma Nassarden, lembra que mais que promover a capacitação de professores para atendimento dos alunos cegos ou com baixa visão, “o encontro irá oferecer subsídios aos professores para que efetivem a inclusão desses estudantes”.

Em 2008, a secretaria já havia capacitado os professores na leitura e escrita por meio do braile.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet