Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

projeto de recuperação

Empaer participa da SBPC com projeto de recuperação da Bacia do Ribeirão dos Cocais

Os engenheiros florestais da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Rocha Vital e Mayra Cristina Valdoveu, participaram da 63ª Reunião...

Os engenheiros florestais da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Rocha Vital e Mayra Cristina Valdoveu, participaram da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, apresentando o projeto que prevê a recuperação da Bacia do Ribeirão dos Cocais, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá). Esse ano o tema Central da SBPC foi “Cerrado: água, alimento e energia. O evento aconteceu nos dias 10 a 15 de julho.


A programação científica foi composta por conferências, simpósios, mesas redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também foram realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). Rocha fala que apresentaram um banner mostrando o diagnóstico da Bacia do Ribeirão dos Cocais que está em processo de declínio e no período da seca o volume de água chega a níveis críticos, comprometendo o atendimento aos pequenos produtores da região.

A Bacia está situada numa área de 27,4 mil hectares e o trabalho de recuperação será realizado em uma área de 4,6 mil hectares, na parte Noroeste do município. O diagnóstico da área foi elaborado a partir da confecção de um mapa detalhado do solo, vegetação, caracterização da rede hidrográfica, levantamento de dados da população residente e propriedades com ênfases em açudes existentes, fonte de água residencial, fonte para irrigação mesmo que seja somente para horta doméstica e outros. “Esse trabalho visa garantir o fluxo de água às propriedades e no interior da Bacia”, relata Rocha.

Com a apresentação do diagnóstico, os engenheiros pretendem promover mudanças hidrográficas para 40 propriedades rurais existentes, próximos à Bacia do Ribeirão dos Cocais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet