Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Para Cafu, Maicon leva vantagem na briga pela lateral-direita da Seleção

Aos 41 anos de idade e com 148 jogos pela Seleção Brasileira nas costas, o ex-lateral e capitão Cafu demonstra propriedade e conhecimento de causa nas suas opiniões, ainda mais quando o assunto é a camisa verde e amarela. Na última sexta-feira, no Hipódromo Argentino, em Buenos Aires, foi o jogador mais solicitado por jornalistas de toda América do Sul em entrevista coletiva que concedeu ao lado de Elias Figueroa e Teófilo Cubillas, ídolos do Chile e do Peru, respectivamente.


Dono da lateral-direita da Seleção Brasileira durante muitos anos, Cafu avaliou as opções que Mano Menezes vem utilizando na posição. O especialista desceu do muro e deu a sua opinião sobre os jogadores que disputam a vaga de titular.

- Daniel Alves e Maicon são dois laterais com características completamente diferentes pelo que fazem em seus clubes. Tecnicamente, o Daniel Alves é superior e por isso foi preparado para jogar como ala no Barcelona. Mas para mim o Maicon leva vantagem porque possui mais força, mais marcação e atua em toda linha lateral – comparou.

Com o respeito que adquiriu ao longo de 16 anos de Seleção Brasileira, Cafu minimizou a eliminação nas quartas de finais da Copa América e pediu à imprensa e aos torcedores paciência com o técnico Mano Menezes, “que está realizando um trabalho de renovação" da equipe nacional.

- Claro que quando se perde querem a cabeça do treinador, o que eu acho muito errado. A Copa América foi a primeira competição desse jovem time e não é hora de trocar, e sim de apoiar para que a equipe chegue em 2014 com força – disse o capitão do penta, em 2002.

Antes da coletiva de imprensa, Cafu bateu um papo exclusivo com o GLOBOESPORTE.COM. Confira abaixo os pontos abordados pelo ex-jogador:

A campanha do Brasil na Copa América
Foi uma pena, esperávamos muito da Seleção Brasileira, mas infelizmente ela saiu da maneira como saiu, nos pênaltis e batendo daquela forma. A gente sempre espera algo mais da nossa Seleção, mas agora é ter tranquilidade, o Brasil já tem um amistoso contra a Alemanha, para o Mano dar mais sequência para essa garotada porque ele vai ter muito trabalho até 2014.

Os quatro pênaltis desperdiçados
Eu vi, revi... O pênalti que o André (Santos) bateu ficou nítido que o problema estava naquele pedacinho ali. O pé de apoio dele afunda no campo e quase tira a bola do pé. (Veja todas as cobranças no vídeo ao lado) Não serve como desculpa, claro, porque o gramado estava ruim para os dois lados, mas sem sombra de dúvida o Brasil acabou prejudicado. Muitos dizem que pênalti é loteria, é sorte, mas não é. Pênalti é preparação, é tranquilidade, (enfatizando) é treinamento para chegar naquele momento decisivo com a cabeça fria, bater no peito e falar “deixa comigo que eu vou bater”. Em toda minha carreira nunca vi a Seleção Brasileira perder quatro pênaltis consecutivos da maneira como errou e isso serve também de exemplo para que a gente possa melhorar um pouco mais.

Resultado da Copa América x Renovação da Seleção
O resultado não pode interferir e isso vai depender muito do que for passado. Acho que as notícias têm que mostrar que, independente de ter ganho ou não a Copa América, o trabalho está no início e que vai no caminho certo. A Copa América serviu como uma referência para eles saberem o que vão enfrentar daqui em diante. Não vai haver facilidade porque não há mais adversários que você pensa “ah, hoje vai ser mole”.

Competições no Brasil pressionam por títulos?
Acho que não vai atrapalhar em nada. Pelo contrário, vão nos fortalecer. As críticas, as derrotas, as vitórias, a maneira como essa garotada vai se comportar com o público brasileiro, de que maneira eles vão assimilar as críticas, que virão. Tudo isso é importante para que a gente possa chegar na Copa fortalecidos, cientes daquilo que irá acontecer caso venha uma derrota. Essas competições vão fortalecer o povo e os jogadores, que terão uma batalha que será essa linda Copa do Mundo no Brasil.


(O Brasil sediará a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014, a Copa América de 2015 e as Olimpíadas de 2016)


A Copa América 2011 em geral
Essa competição serviu para mostrar que as seleções estão jogando de igual para igual. Seleções de menor expressão, como Venezuela e Peru fizeram uma grande Copa América, surpreenderam seus adversários. E duas grandes, como Brasil e Argentina, acabaram saindo da forma como saíram. Também serviu para mostrar que as Eliminatórias sul-americanas serão dificílimas, muito complicadas. O futebol sul-americano não é fácil, e a ascensão das seleções daqui fortalece nosso futebol e os atletas.

No domingo, dá Paraguai ou Uruguai?
Pelo jeito que está vai pros pênaltis, viu... porque as duas seleções defendem muito bem, ambos jogam explorando o contra-ataque. Acho que o tempo normal vai terminar empatado, a prorrogação também e depois só Deus sabe o que pode acontecer.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet