Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

Irmandade da Boa Morte é tema de aula em Salvador

A Irmandade da Boa Morte será tema da aula de abertura do segundo semestre do curso Conversando com a sua História, do Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon. A aula será ministrada pelo professor Luís Claudio Dias Nascimento, às 17h, desta segunda-feira (1º), na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris. Ele vai falar sobre o tema: "Senhoras da Morte: ancestralidade africana e culto à Virgem Maria no Recôncavo Baiano".


Luís Cláudio Dias do Nascimento, mais conhecido como Cacau Nascimento, é licenciado em História, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e mestre em Estudos Étnicos e Africanos, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O professor apresentará pesquisa realizada desde 1979 que enfoca os aspectos africanos do ritual religioso da Irmandade da Boa Morte e mostra o processo de descentralização e retrocesso da cultura afro-religiosa e da identidade africana do Recôncavo.

Promovido desde 2002, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores, ampliando olhares e perspectivas sobre aspectos relevantes da história da Bahia. O tema da próxima aula, que acontecerá no dia 8 de agosto, será "Patrimônio etnográfico e arqueológico dos terreiros de Candomblé de Salvador", ministrado pelo professor Ademir Ribeiro Junior.

Para participar do curso, os interessados podem se inscrever das 9 às 17h , na biblioteca. Aqueles que mantiverem 75% de presença ao longo do curso receberão certificado de participação.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet