Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Inauguração do Senac em Sorriso

O Centro de Educação Profissional CEP Sorriso, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Mato Grosso- Senac-MT, com capacidade para atender 500 alunos diariamente, foi inaugurado pela entidade no dia 29 de julho. A unidade promete ser uma das principais referências da cidade, quando o assunto for o aperfeiçoamento de colaboradores para o comércio de bens, serviços e turismo. O prédio foi construído numa área de 1.100 metros quadrados, com 70% dos espaços destinados à 10 ambientes pedagógicos. Foram investidos R$ 6 milhões no empreendimento. Wanderley Paulo da Silva, prefeito de Sorriso, em exercício, e o presidente da Câmara Municipal, Luis Fabio Marchioro prestigiaram a solenidade.


Sorriso é a sétima cidade mato-grossense a receber um centro do Senac, que está presente com unidades fixas na capital, e nos municípios de Barra do Garças, Colíder, Primavera do Leste, Rondonópolis e Tangará da Serra. O terreno para a implantação do CEP foi doado pela Prefeitura Municipal, na gestão de Dilceu Rossato, em 2008.

Wanderley Paulo, prefeito de Sorriso, em exercício, disse que o Senac é uma revolução, sendo importante seu papel para o futuro da cidade. Ele sugeriu que o Centro de Educação Profissional receba o nome de Jamil Boutros Nadaf lembrando a trajetória do ex-presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso Fecomércio/Sesc e Senac-MT, que deixou seu legado empreendedor e muitas amizades em solo fértil.

Pedro Nadaf, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc e Senac-MT, disse que com a inauguração do CEP Sorriso foi atendida uma antiga reivindicação, liderada pela Associação Comercial e Empresarial local, que na época da doação do terreno era presidida por Itamar José Perondi. Citou ainda todo apoio recebido das autoridades, destacando o empenho do deputado estadual Mauro Savi, que disse na solenidade o quanto parecia impossível trazer a unidade para a cidade, uma vez que o interesse inicial da instituição seria a instalação do Centro de Educação em Sinop.

Agregando valor
No CEP Sorriso há diferençais, considerados como valores agregados no padrão construtivo, sendo uma das mais modernas instalações da instituição no interior. Na unidade há rampas para acesso de deficientes físicos, contornada com área verdes de conveniências de circulação e amplo estacionamento. Em todas as construções recentes do Senac, em Mato Grosso, tem se priorizado edificações sem barreiras arquitetônicas e que contemplam o equilíbrio com o meio ambiente e a comodidade e segurança dos usuários.

O presidente destacou dois espaços da unidade, a cozinha pedagógica, com laboratório completo para cursos de gastronomia, com os mais avançados equipamentos. Somente no Centro Tecnológico do Senac, na cidade de Cuiabá tem algo similar, na estrutura da entidade, em Mato Grosso. O laboratório de enfermagem, com simuladores de última geração também foi mencionado. Além dos laboratórios citados por Nadaf, constam do CEP Sorriso, quatro salas de aulas polivalentes, laboratórios de estética, manicure e pedicure; salão de beleza com sala especial para manipulação de produtos químicos. Serão oferecidos no local, cursos nas seguintes áreas: gestão e comércio, imagem pessoal, estética, saúde, gastronomia e informática. O CEP Sorriso atenderá a demanda de 14 municípios que compreendem o norte e médio norte.

Para Nadaf as parcerias com outras entidades, a exemplo da Associação Comercial e Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Rotary e Maçonaria, serão fundamentais para que o CEP Sorriso tenha alto performance no atendimento da demanda.

Entusiasmo empresarial
Hilton Polesello, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso-ACES, deixou claro que haverá parceria sólida da entidade. Isso porque existe o interesse na evolução profissional do município, pois isso é agregador e fundamental ao crescimento do segmento. Para ele foi uma decisão correta do presidente Pedro Nadaf optar por Sorriso, para a instalação do CEP. Ele destacou o potencial da cidade e sua importância no contexto econômico de Mato Grosso.

A classe empresarial está entusiasmada com o CEP Sorriso. A empresária Cecilia Kunzler, que atua na área de medicina estética, proprietária da Clínica Sol e Lua disse que o nível do centro de formação, certamente contribuirá com a ampliação do mercado de beleza e saúde. Elogiou muito o laboratório de estética, que certamente atenderá as necessidades para a maior e melhor qualificação profissional. “Será enriquecedor, teremos maiores informações disponibilizada àqueles que desejam o aperfeiçoamento”, frisou.

O empresário Plinio Edemar Ficagna, proprietário da Maninho Veículos disse que a unidade contribuirá muito para sanar dificuldades na contratação de equipe. “Há muita oferta de emprego em Sorriso, mas falta profissionais habilitados aos cargos”, disse. Ele acredita que isso vai mudar com o acesso ao conhecimento técnico e o aprimoramento.

A diretora regional do Senac Mato Grosso, Gilsane de Arruda e Silva Tomaz ao falar sobre as estratégias para a difusão e captação de alunos, que a entidade trabalhará atendendo realmente o que o mercado local necessita. Recentemente a entidade fez uma pesquisa com empresários de Sorriso e pontuou as demandas. Esta base de dados diagnosticada será importante para o planejamento dos cursos técnicos que serão ministrados.

O CEP Sorriso terá como principal gestora local, Olga Mazzei, que tem experiência em direção escolar. Ela que reside há seis anos em Sorriso vê a presença do Senac na cidade como uma oportunidade para que as pessoas tenham desenvolvimento permanente, acompanhando o crescimento local, via conhecimento e formação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet