Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Associação pede indicação de juiz federal para vaga no Supremo

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, defendeu em nota divulgada nesta segunda-feira (1º) a indicação de um juiz federal para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga da ministra Ellen Gracie.


Embora a aposentadoria compulsória para ministros dos Supremo seja aos 70 anos, a ministra, de 63, estaria prestes a se aposentar. A assessoria do tribunal não confirma o pedido de aposentadoria, que, segundo a nota da Ajufe, foi enviado à Casa Civil da Presidência da República. De acordo com a assessoria da Casa Civil, o documento não chegou. Na útima sexta-feira (29), o blog da jornalista Cristiana Lôbo informou que a ministra avisou o Palácio do Planalto que deixará o STF.

Ellen Gracie presidiu o Supremo Tribunal Federal entre 2006 e 2008 e ainda teria a aspiração de ocupar uma vaga numa corte internacional.

A Ajufe prepara um ofício que será encaminhado à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendendo “a importância da presença de um juiz federal” na Suprema Corte.

“Com a saída de Ellen Gracie, o Supremo ficará sem nenhum juiz federal pela primeira vez desde a redemocratização. É importante que a mais alta Corte da República tenha uma composição plural e conte com a experiência de um juiz federal, que tem a competência de julgar crimes federais e grandes causas envolvendo a União, por exemplo”, afirmou o presidente da Ajufe.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet