Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

poluição

87,5% do Rio Cocó estão poluídos, diz estudo do governo do Ceará

O rio Cócó, um dos principais que cortam a cidade de Fortaleza, está poluído em quase toda a sua extensão, segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O rio Cócó, um dos principais que cortam a cidade de Fortaleza, está poluído em quase toda a sua extensão, segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A análise foi feita pelo Programa de Monitoramento da Semace, que constatou que, em oito pontos monitorados, sete estavam poluídos. Esse dado representa 87,5% da extensão de 50 quilômetros do rio.


O rio que nasce na Serra de Aratanha em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, corta também o município de Maracanaú antes de chegar a Fortaleza. De acordo com a Semace, somente a nascente é considerada própria para banho. Entre os principais agentes poluidores estão os esgotos clandestinos e o despejo irregular de lixo.

Árvores Secas
Técnicos ambientalistas, representantes do curso de geografia da Universidade Federal do Ceará e da Semace estiveram no parque em julho e encontraram árvores secas, esgotos, além de graxa e óleo nas águas do Rio Cocó.

Na análise dos técnicos, a poluição era provocada por despejos de residências, comércios e indústrias através de bueiros e e estações de tratamento, que são despejados no rio.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet