Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Deputado Emanuel Pinheiro visita secretário de segurança e propõe ações de combate a violência

Uma das indicações do parlamentar foi que intensifiquem as Bases Comunitárias na baixada cuiabana


Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), acompanhado do presidente da Associação das Famílias Vítimas de Violência (AFVV), Heitor Reyes, participou de uma audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, Diógenes Curado, onde apresentou um levantamento dos bairros mais violentos de Cuiabá e Várzea Grande. Na oportunidade sugeriu uma ação especifica para combater a violência e as drogas, dando como exemplo a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que vem funcionando no estado do Rio de Janeiro.

Pinheiro fez vários apontamentos ao secretário de como inserir a segurança pública nos fundos e orçamentos do Estado, um deles foi ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.

O parlamentar pediu a Diógenes que intensifique as “Bases Comunitárias” na baixada cuiabana e no Estado. Pinheiro acredita que as Bases são de grande importância para manter a segurança da população.

Diógenes concorda com o deputado e afirma, “o melhor projeto que eu vejo na área de segurança pública são as Bases Comunitárias”, ressaltou o secretário.

Emanuel acrescentou que sua preocupação começa desde as famílias, que para ele é base de tudo. “A Família é a célula mater da sociedade. O núcleo familiar é o primeiro grupo social do qual participamos e recebemos, não somente herança genética ou material, mas principalmente moral. Nossa formação de caráter depende, fundamentalmente, do exemplo familiar que temos na formação de nossa personalidade”, salientou.

Pinheiro disse que é preciso trabalhar a prevenção nas famílias e nas escolas propagando as consequencias da violência e das drogas no seio familiar e na sociedade.

Emanuel Pinheiro disse também que vai apresentar uma emenda para previnir e reprimir a violência nas escolas e arredores “Prevenção a Criminalidade nas Escolas”.

O presidente da comissão ainda prôpos que os policiais que atuarem nas Bases Comunitárias e se destacarem na área de atuação combatendo o crime, recebam um incentivo a mais no salário, e pediu Unidades Sócio Educativas nos municípios do Estado.

O deputado Emanuel Pinheiro falou sobre o grave problema que Mato Grosso enfrenta com o aumento de roubos de veículos e tráfico de drogas em consequencia da Lei n° 133 sancionada pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, que legaliza carros roubados no país vizinho.

Emanuel disse ao secretário que defende o fechamento do consulado boliviano no Estado, caso se esgote todas as tentativas diplomaticas de resolver o problema.

Diogénes disse acreditar que a Lei boliviana dificulta os trabalhos na área de segurança. Ainda de acordo com ele a lei “legaliza” o tráfico de drogas e estimula o roubo de veículos no Brasil, principalmente em Mato Grosso. “Os veículos que são roubados aqui se transformam em moeda de troca na Bolívia, alimentando o crime organizado”, destacou Diógenes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet