Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Estado de MT prossegue com umidade relativa do ar abaixo de 30%

Em Várzea Grande apresenta umidade relativa do ar (URA) abaixo de 30% nesta terça-feira (16) à tarde, conforme dados do INMET – Instituto Nacional de Metereologia. A situação persistirá em todo o Estado com altas temperaturas. A superintendência da Defesa Civil alerta que em algumas cidades de Mato Grosso, a baixa umidade podem chegar até abaixo dos 20%.


Hoje (16.08), as cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Campo Verde, Guiratinga e Água Boa estão com a URA abaixo de 15%, ou seja, em fase de alerta dois. “Neste caso devem-se suprimir exercícios físicos, e trabalhos ao ar livre das 10h às 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para narinas e olhos, e suspender as aulas de educação física das 10h às 16h, alerta o coordenador da Defesa Civil de Várzea Grande, Juliano Lemos.

O coordenador aconselha que as pessoas se hidratem ao máximo, tomando bastante liquido nos dias considerado críticos. Além disso, as queimadas urbanas, a fumaça aumentam a sensação de calor causando problemas respiratórios.

Ele destaca que nesse nível de umidade relativa, é recomendado evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre no período vespertino.

“Recomendo evitar aglomeração em locais fechados. No período noturno, as pessoas devem dormir com bacias com água e com toalhas, e ou/ vaporizadores para aumentar a umidade do ambiente".

Os principais efeitos da baixa umidade são: secura na garganta e nos olhos, problemas respiratórios, complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, entre outros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet