Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Brasil avalia se apoiará rebeldes na Líbia, diz Itamaraty

O governo brasileiro avalia se muda de posição e passa a apoiar Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes líbios, informou nesta segunda-feira (22) ao G1 o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes.


De acordo com ele, o Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, está em “consulta” com a Liga Árabe, a União Africana, Índia e China para decidir se anuncia oficialmente apoio aos que se opõem ao regime do ditador Muhammar Kadhafi.

Segundo Nunes, a decisão da Liga Árabe de apoiar rebeldes líbios vai influenciar a posição do Brasil.

"Isso não significa que automaticamente nós reconheceremos. É um elemento importante, mas não é o único. Continuaremos nossas consultas”, ponderou.

A Líbia está em guerra civil desde fevereiro deste ano, quando forças rebeldes iniciaram protestos para exigir a saída de Kadhafi. Nesta segunda, franco-atiradores do governo líbio resistem ao avanço dos rebeldes que chegaram ao coração da capital, Trípoli, e foram ovacionados por multidões que celebravam o fim iminente dos 42 anos do regime.

O embaixador da Líbia no Brasil disse que não tem informações sobre o paradeiro de Kadhafi - os Estados Unidos acreditam que ele ainda esteja na Líbia, mas há boatos de que tenha saído do país. "A comunicação com a Líbia ainda está muito dificil. As notícias não chegam ao Brasil 100%. Temos que esperar três ou quatro dias para termos informações mais claras."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet