Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Madeira e pescado ilegal são apreendidos no Baixo Araguaia

Agentes ambientais da Unidade Regional do Baixo Araguaia da Secretaria  do Meio Ambiente, com sede no município de Vila Rica, distante 1.276 Km da capital, na região nordeste do estado, apreenderam semana passada, um caminhão Mercedes Benz,, de Cristalina (GO), que transportava irregularmente 10,82 metros cúbicos de madeira serrada da espécie Jatobá e duas motosserras. A operação contou com o apoio da Polícia Judiciária Civil


O caminhão foi abordado pelos agentes ambientais da Sema , a 10 km da cidade de Confresa. O condutor do veiculo, Oziel Vicente dos Santos .declarou que a madeira não estava acompanhada de guia de transporte e GF 3. O proprietário da madeira, José Maria de Araújo contou que a madeira havia sido extraída numa área de assentamento do INCRA (na região de Confresa). O transportador da madeira e o proprietário foram encaminhados a Policia Civil, para a instauração dos procedimentos.

O diretor regional da Sema Araguaia, Sérgio Pedro Balestrin, explicou que os infratores foram multados no valor de R$ 5.246,00 e o carregamento ficou depositado na Delegacia de Policia Judiciária Civil de Confresa. 

PESCADO APREENDIDO

  Na quarta-feira (17), os agentes da Sema de Vila Rica realizaram operação de fiscalização atendendo a uma denúncia anônima. A operação ocorreu no município de Santa Terezinha, localizado a 1.329 quilômetros de Cuiabá, na região Nordeste do Estado.

De acordo com a denúncia, estaria ocorrendo pesca predatória de Pirarucu no Rio Araguaia. Os agentes acompanhados de um investigador da Polícia Judiciária Civil se se deslocaram até a chácara Vai Quem Quer onde encontraram, no interior de um banheiro, dentro de uma caixa d’ água, 270 kg de mantas de Pirarucu salgadas recentemente.

A chácara é de responsabilidade de Gilmar Soares Vasconcelos que ao perceber a presença dos agentes ambientais fugiu do local. Sua esposa, Ângela Clementina Pereira, foi conduzida a delegacia para prestar esclarecimentos e logo depois foi liberada.

O infrator, mesmo tendo fugido do local, recebeu uma multa no valor de R$ 7.400,00, o pescado apreendido será distribuído à instituições beneficentes. Segundo o diretor da regional, a pesca desta espécie, continua proibida até 31.03.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet