Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cultura

Artistas plásticos de MT querem profissão regulamentada

É possível transmitir sensações através da pintura. É possível questionar, ensinar, provocar, inventar, revolucionar e fazer pensar. Este é um mundo típico dos artistas plásticos que tem o dia 8 de maio, data reservada para suas comemorações. Mas por trás desta poética visão panorâmica existe, também, uma linha que destoa os tons: a falta da regulamentação da profissão.


Mas se depender de um grupo de artistas mato-grossenses deste segmento, tudo isso poderá se transformar. É que nesta sexta-feira (17) aconteceu uma ampla reunião com assessores de cultura da presidência da Assembléia Legislativa (AL/MT) e representantes da categoria, que discutiram, entre várias medidas, a possibilidade desta regulamentação.

O grupo solicita apoio do deputado José Riva (PP) no sentido de encontrar mecanismos que possam contemplar suas reivindicações, que prevê, além do reconhecimento profissional, possibilidades de adesão ao Cultura-Prev, que é uma instituição complementar de previdência social.

Os artistas Victor Hugo, Heleninha Botelho, Nilson Pimenta, Citó, Valdecy Feliciano, Régis Gomes, Eliete Gripp, Maria das Dores Vital, Odete Venâncio, Francisca Novarro, Linalva Alves, Fred Fogaça, Alair Fogaça, Magna Domingues, foram recebidos pela assessora e artista plástica Marlene Kirshes, que conduziu a reunião.

Representantes do Sebrae, BPW, UFMT, Sala da Mulher da AL/MT também se unem ao segmento visando ações pró positivas.

“Infelizmente, a profissão do artista plástico ainda não é regulamentada por lei, mas com o apoio da Casa (AL/MT) vislumbramos, a partir de agora e com o apoio do deputado Riva, há a possibilidade de nossos interesses acontecerem”, disse Victor Hugo.

Na reunião foram definidas ações para o mês de maio, período que celebra a data do segmento, o dia 8. Seminários, exposições, sessão solene, audiência pública estão sendo possibilitadas. Os eventos levarão a uma discussão a nível nacional acerca da principal reivindicação, a regulamentação.

O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Se formou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet