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Segunda-feira, 06 de maio de 2024

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HIDROVIAS

Donner defende implantação de eclusas nos trecho navegáveis dos rios

Foto: Assessoria

Donner defende implantação de eclusas nos trecho navegáveis dos rios
O deputado federal Roberto Dorner (MT) defendeu a construção simultânea de eclusas nas usinas hidrelétricas projetadas para os trechos navegáveis do rio Teles Pires–Tapajós e Teles Pires-Juruena. O parlamentar argumentou que o transporte hidroviário brasileiro precisa crescer para desafogar as rodovias, além de ser mais barato para o governo e para o consumidor.


As eclusas funcionam como degraus e elevadores para navios subirem e descerem rios ou mares em locais com desníveis, como barragens, quedas de água e corredeiras. Essa ferramenta aumenta a navegabilidade e diminui o impacto ambiental com a retirada do transporte de cargas das estradas.

Dorner enfatizou que os custos financeiros da construção de uma eclusa junto à usina são relativamente menores do que quando realizado após. Segundo ele, se a eclusa é projetada após a construção da usina, o Governo tem o gasto triplicado. “Se fizermos a construção em conjunto pouparemos o dinheiro público que é gasto quando esse estudo é feito posteriormente à construção da barragem”, enfatizou.

O parlamentar afirmou ainda que segundo o Plano Nacional de Logística e Transporte, o PNLT, elaborado pelo Ministério dos Transportes, essa é uma das obras mais economicamente viáveis de serem implantadas, devido à localização estratégica da área de influência. “Temos um potencial desperdiçado de nossos grandes rios”, lamentou.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), nos dias de hoje, somente 13% do transporte brasileiro é feito por hidrovias. Para que o País reduza significativamente os custos dos transportes e os impactos ao meio ambiente, é necessário que esse índice chegue aos 29% nos próximos anos. Para isso, será necessário investir em hidrovias. pois o transporte rodoviário detém 58% do total do fluxo.

A implantação dessas eclusas, segundo o parlamentar, irá tornar o custo do transporte das cargas de minério, madeiras e de grãos será mais barato. Ele explicou que o fluxo de carretas nas estradas será menor, diminuindo, até mesmo, a quantidade de acidentes em rodovias. Dessa forma, o preço dos produtos será mais competitivo, eficiente e eficaz”, finalizou.
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