Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

magistratdos

Dirceu, Ferreira, Sakamoto e Luiz Carlos são novos desembargadores; Atualizada

Dirceu, Ferreira, Sakamoto e Luiz Carlos são novos desembargadores; Atualizada
Os juízes Dirceu dos Santos, João Ferreira Filho, Pedro Sakamoto e Luiz Carlos Costa foram eleitos na manhã desta segunda-feira (29) novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Eles ocupam, respectivamente, as vagas por merecimento e antiguidade deixadas pelos aposentados Paulo Inácio Dias Lessa, Jurandir Florêncio Castilho, Donato Fortunato Ojeda e Antônio Bittar Filho.


Confira como foi a sessão do pleno:

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rubens de Oliveira, iniciou, há pouco (9h25), a sessão que irá eleger os quatro novos desembargadores que irão compor os quadros do pleno mato-grossense. Os juízes serão eleitos pelos critérios de antiguidade e merecimento.

Nos primeiros minutos da sessão, os desembargadores aprovaram o pedido de reijeição ao nome do juiz Círio Miotto, que acabou por retirar sua candidatura na sexta-feira (26), conforme já havia adiantado o Olhar Direto.

09h50 (Questão de Ordem)


O presidente do TJ apresentou sua votação para os candidatos a vaga de merecimento, porém o desembargador Manoel Ornellas solicitou questão de ordem por entender que a votação deveria iniciar pelo membro mais antigo do pleno e não pelo presidente. Rubens optou por dar continuidade ao precesso.

10h02 (Manoel Ornellas dá nota zero para juízes)


Os votos do desembargador Manoel Ornellas foram motivo de discussão pelo presidente e o pleno por não cumprir os requisitos previstos na resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ornellas aferiu pontos apenas ao nome dos três juízes que indicaria para compor a listra tríplice. Ele disse ter dado nota zero aos demais concorrentes e afirmou ter justificado. "Eu não sou subordinado a ninguém aqui. Voto do jeito que eu quiser".

10h24 (Votos de Ornellas são anulados e ele deixa a sessão)

Após alguns minutos de debate entre os membros do pleno, a maioria dos desembargadores optou por anular os votos de Manoel Ornellas, que pediu autorização ao presidente Rubens de Oliveira e se retirou da sessão.

10h52 (Listra Tríplice por merecimento)

Os juízes João Ferreira Filho (86), Dirceu dos Santos (83,29) e Marilsen Addario ( 82,95) foram os três magistrados mais votados pelo pleno do TJMT, para compor a listra tríplice e concorrer uma das duas vagas por merecimento.

10h56 (Dirceu e Luiz Carlos Costa são eleitos)

O juiz Dirceu dos Santos foi eleito por merecimento à vaga do desembargador aposentado Paulo Lessa. Luiz Carlos Costa ocupará a cadeira deixada por Donato Fortunato Ojeda, por antiguidade.

11h01 (João Ferreira e Sakamoto são eleitos)

O mais votado, João Ferreira Filho, passa a ser desembargador na vaga do aposentado, Jurandir Florêncio Castilho. Já Pedro Sakamoto irá ocupar a cadeira deixada por Antônio Bittar Filho.

Última atualização às 12h00

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet