Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

dengue em Cuiabá

Secretaria cria protocolo de atendimento

Foto: Reprodução

Secretaria cria protocolo de atendimento
Um protocolo especial de atendimento a pacientes com dengue foi criado pela Secretaria de Saúde de Cuiabá para garantir o fluxo nas unidades básicas de saúde, nas seis policlínicas e no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá diante do quadro de epidemia de casos graves. A enfermeira Maria José Vieira, diretora de Atenção Secundária da SMS, explica que o “fluxograma” agiliza o atendimento e evita inclusive o agravamento das condições de saúde do paciente.


Os grupos de pacientes foram divididos em A, B, C e D. O Grupo A refere-se a caso suspeito ou classificado como leve, com ausência de hemorragias espontâneas ou induzidas (prova do laço negativa) ou sinais de alerta. São casos que chegam nas unidades básicas (Centros de Saúde e PSFs). Neste caso, o paciente recebe atendimento na unidade e é feita a notificação. Se necessário, são feitos exames completares, cujo resultado indicará se o paciente deve ou não ser encaminhado à policlínica.

É classificado no Grupo B o paciente que chegar à uma policlínica apresentando manifestações hemorrágicas induzidas ou espontâneas, porém com ausência de sinais de alerta. Neste caso, ele deve receber hidratação oral, analgésico e antitérmico, ser orientado sobre os sinais de alerta e de agravamento do quadro e retornar para nova avaliação em 24 horas na policlínica. Se for o caso, poderá permanecer no leito de observação e só depois retornar para casa e voltar 24 horas depois à unidade.

Nos Grupos C e D há presença de algum sinal de alerta ou choque, manifestações hemorrágicas ausentes ou presentes. Diante deste quadro, o paciente deve ser hidratado imediatamente, independente do local de atendimento e ser submetido a exames complementares. Providenciar transferência para o Pronto Socorro de Cuiabá para hidratação endovenosa, onde passará por reavaliação clínica após quatro horas e de plaquetas após 12 horas. Esta reavaliação clínica pode passar a ser feita a cada 15 e 30. Aqui o médico poderá encaminhar o paciente para a UTI se houver agravamento do quadro.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet