Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Mutirão leva ações de cidadania a moradores de Santo Antônio do Leste

Santo Antônio do Leste, MT - Aos 72 anos, o aposentado Pedro Gouvea de Lima utiliza a pescaria como forma de melhorar seu rendimento salarial. Por mês, Pedro consegue vender aproximadamente dois salários mínimos em pescado para ajudar sua família. “Minha aposentadoria é pouca, e preciso sempre de um pouco mais”, comenta.


Pescando desde 1960, Pedro conseguiu tirar nesta sexta-feira (17.04) sua carteira profissional de pescador, através do Mutirão da Cidadania que aconteceu em Santo Antonio do Leste (a 378 km de Cuiabá). A ação, realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs) e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), vai atender moradores de 81 municípios do Estado até o final do ano com ações recreativas e de cidadania.

Pedro aprovou a iniciativa. “Acreditava que nunca conseguiria tirar minha carteira. Com o Mutirão da Cidadania isso foi possível. Agora eu posso conseguir um pouco mais de dinheiro para mim e minha família todo mês”, afirma.

Realizado na Escola Estadual Domingos Azzolini durante todo o dia, o evento reuniu crianças, adolescentes, jovens e adultos com serviços de documentação (1ª e 2ª vias de certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF), corte de cabelo, atendimentos clínicos e odontológicos, apresentações culturais, aulas de inclusão digital, palestras educativas, entre outros.

Para tanto, a coordenação do mutirão conta com o apoio de vários órgãos, como Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Saúde (Ses), Prefeituras Municipais, MT Saúde, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Secretaria de Cultura (Sec), Procon, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e outros parceiros. “Prestamos serviços à população através da própria demanda que o município nos encaminha. Nosso foco é a necessidade da população”, comentou a coordenadora do Mutirão da Cidadania, Marly Colturato.

A secretária municipal de Assistência Social de Santo Antônio do Leste, Ângela Maria de Andrade, acredita que o mutirão veio em tempo oportuno. “Nosso município possui seis mil habitantes, e sabemos que grande parte deles necessita dessa ajuda. Alguns não possuem documentos simples, como certidão de nascimento. Este trabalho realizado pelo Governo do Estado é de suma importância para nós”, afirma.

O prefeito do município, Reinaldo Coelho Cardoso, elogiou a ação. “Esta é uma grande iniciativa do Governo, que gera oportunidades para o município. Hoje, todos que moram aqui podem requerer seus documentos e exercer seu direito de ser cidadão”.

É o caso de Cesar Waerinace. Índio da etnia Xavante, Cesar trouxe toda sua família para a confecção de seus primeiros documentos. “Viemos tirar CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho e certidão de nascimento para meu filho mais novo”. Segundo Cesar, o projeto é fundamental para a promoção da cidadania. “Este trabalho é muito importante. Pois nossa região tem muita necessidade. São ações de grande necessidade para todos”.

Marly Colturato ressalta o caráter inclusivo do Mutirão da Cidadania. “A confecção de documentos é direito do cidadão, e cabe a ele exercê-lo. E trata-se de um direito gratuito, que não despreza raça, gênero ou crença. O Mutirão da Cidadania está aberto a todos”, conclui.

SEGURANÇA CIDADÃ – No âmbito da Segurança Pública, a Sejusp está presente por meio das Polícias Civil e Militar, Coordenadoria de Polícia Comunitária, Programa Rede Cidadã e Coordenadoria de Identificação da Politec. Durante as visitas nos municípios, são realizadas palestras de conscientização e apresentação dos últimos projetos realizados pela secretaria. “O objetivo é apresentar o lado social da polícia à população”, afirma Wilsys Alves de Souza, coordenador de Polícia Comunitária no mutirão.

Durante os mutirões, os munícipes podem conferir trabalhos realizados dentro das Bases Comunitárias de Segurança, além da implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e as ações realizadas pelo Programa Rede Cidadã, que alcança crianças e adolescentes dos bairros carentes da baixada cuiabana.

“Percebemos que, quando apresentamos estas iniciativas, a população se interessa e quer implantar o Conseg, ou algum projeto do Rede Cidadã em seu município. Estamos coletando estas informações para realizar este trabalho. Desta forma teremos as polícias cada vez mais próximas do morador”, afirmou Wilsys.

Na próxima semana o Mutirão da Cidadania passa pelos municípios de Campinápolis (19), Planalto da Serra (21) e Gaúcha do Norte (23). As próximas visitas serão retomadas no início do mês de maio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet