Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Premiê da China diz que economia do país está melhor que o esperado

O premiê chinês, Wen Jiabao, disse neste sábado que a situação da economia chinesa é "melhor que a esperada" e que foram percebidas mudanças positivas em sua evolução, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.


Em discurso na abertura de um fórum econômico regional na ilha de Haian, no sul do país, Jiabao afirmou que o plano de estímulo econômico de 4 trilhões de yuans (cerca de US$ 584 bilhões) já está fazendo efeito.

As medidas "velozes e decisivas" tomadas pelo governo chinês para combater a recessão estão fortalecendo a economia chinesa, segundo o primeiro-ministro, que, no entanto, advertiu que a recuperação mundial será "um processo longo e tortuoso".

"Não devemos esquecer o fato de que a crise financeira internacional ainda está se expandindo, a tendência básica de recessão mundial não mudou", comentou.

O desempenho do PIB no trimestre passado, divulgado por Li Xiaochao, diretor-geral de Estatísticas Globais do Escritório Nacional de Estatísticas, está ainda bastante longe do objetivo de crescimento anual chinês, que é de 8%, como fixou o governo como fundamental para enfrentar a crise em 2009.

O Fórum de Boao, onde discursou Jiabao, é uma reunião econômica anual da Ásia que conta com 12 chefes de governo e de Estado e mais de 1.600 delegados da região.

A terceira maior economia mundial continua sua tendência de diminuição no crescimento, embora o ritmo de queda esteja diminuindo. Em três meses a baixa foi de 0,7 ponto percentual em relação aos 6,8% registrados no último trimestre de 2008, enquanto entre o terceiro e quarto trimestre do ano passado a contração foi de 2,1 pontos percentuais.

O plano de estímulo econômico propôr medidas fiscais e, sobretudo, grandes investimentos, principalmente em infraestruturas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet