Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Amazônia terá torre para monitorar mudanças climáticas

Um projeto de construção de cinco torres, entre as quais uma de 300 metros de altura, na floresta amazônica para pesquisas climáticas vai ser implementado este ano, numa parceria Brasil/Alemanha.


Segundo o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, os custos da construção das torres e da manutenção nos primeiros cinco anos são avaliados em 8,4 milhões de euros e serão divididos pelos dois países.

De acordo com nota do Ministério de Ciência e Tecnologia, o ministro Sérgio Rezende e a ministra alemã Anette Schavan assinaram os documentos para o projeto na quinta-feira (12) em São Paulo.

Os ministros assinaram o protocolo de intenção para a construção das torres --uma de 300 metros e mais quatro de 60 metros de altura-- para monitoramento das mudanças climáticas na floresta amazônica.

A torre mais alta teria quase a altura da Torre Eiffel, marco de Paris, que tem 324 metros de altura, incluindo as antenas. O programa engloba pesquisas ambientais já em andamento na região e será coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), no lado brasileiro, e pelo Instituto Max Planck de Química, no lado alemão.

O outro acordo bilateral firmado entre os dois governos manifesta "o propósito de Brasil e Alemanha em manter um diálogo regular para o apoio a estudos e pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, tendo como foco principal a sustentabilidade".

O ministro Sérgio Rezende afirmou que os dois acordos são importantes "porque não só reforçam estudos e pesquisas ambientais, que o Brasil e a Alemanha já desenvolvem em conjunto, como reafirmam a preocupação dos dois governos em manter os seus programas de política de desenvolvimento balizados com a temática da sustentabilidade".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet