Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Conflito de Interesses

Ausência de deputados estaduais 'esvazia' Rota da Integração MT-PA

Foto: Marcos Negrini

Ausência de deputados estaduais 'esvazia' Rota da Integração MT-PA
O Estradeiro Rota da Integração Cuiabá-Santarém,, que começou neste sábado (3), capitaneado pelo governador Silval Barbosa (PMDB), cujo objetivo principal é a apresentação das potencialidades econômicas da rota entre Mato Grosso ao porto paraense a uma comitiva de investidores chineses interessados na construção de uma ferrovia neste trajeto, está sendo marcada pelo esvaziamento político.


Sem a presença de deputados, de certo modo, o esvaziamento confirmou o grau de insatisfação de alguns deputados estaduais com o Poder Executivo.

Dos 24 parlamentares estaduais, apenas três integraram a comitiva desde o começo, e somente dois devem concluir todo trajeto junto de Silval, numa demonstração clara de relações estremecidas. Integram a comitiva os deputados Ondanir Bortolini (PR), o “Nininho”, e Carlos Avallone (PSDB). O líder do governo na AL, Romoaldo Júnior, acompanhou a comitiva apenas até Sinop.

Nininho é cria do deputado federal Wellington Fagundes (PR), aliado de primeira hora de Silval. Empresário do ramo de PCHs e  dono da Construtora Três Irmãos, Avalone tem interesse em avaliar de perto um eventual parceria entre chineses e mato-grossense.

Mesmo negando qualquer desavença ou ‘boicote’, quando questionados sobre a ausência dos seus colegas de parlamento, os deputados que participam da viagem expressam constrangimento e afirmam que “os demais já tinham compromissos agendados”.

O segundo dia da Rota da Integração foi marcado pelas diferenças entre os estados de Mato Grosso e o Pará com relação à infraestrutura, ou a falta dela ao longo da BR 163. Enquanto a parte de Mato Grosso está toda asfaltada e com municípios em pleno desenvolvimento econômico, ao entrar no estado vizinho as estradas de terra e são um entrave para a chegada do progresso às cidades, que padecem à espera de estrutura com relação à saúde e educação.

Na maior parte dos municípios do Sul do Pará não há sinal de celular e quando existe, é apenas de uma operadora de telefonia móvel. No final do dia a comitiva chegou ao município de Morais Almeida, onde pernoitara e amanhã segue viagem até Santarém.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet