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Sábado, 04 de maio de 2024

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Rota da integração Cuiabá/Santarém chega ao final com saldo positivo

Foto: Marcos Negrini - Secom-MT

Rota da integração Cuiabá/Santarém chega ao final com saldo positivo
Depois de três dias conhecendo as potencialidades econômicas das cidades ao longo da BR 163 de Mato Grosso ao Pará, a comitiva do Estradeiro da Integração Cuiabá/Santarém, liderada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) chegou ao fim, com um grande ato político.


A caravana chegou ao município no início da noite desta segunda-feira (5) e foi recebida pelo governador do Pará, Simão Jatene (PT). Os investidores chineses se mostraram otimistas com aquilo que viram com relação aos projetos de expansão e logística do Porto de Satarém, que atende uma grande demanda do país e também do mundo.

A comitiva conheceu a estrutura do Porto de Santarém onde foi apresentada a capacidade de armazenagem do local. Segundo o engenheiro da Companhia Docas do Pará (CDP), que administra o Porto, José Rodrigues, a estrutura do terminal está do mesmo tamanho desde o ano de 1974, quando foi construído, com dois píers que aportam as embarcações.

Localizado na margem do rio Tapajós o Porto de Santarém movimenta principalmente álcool hidratado, gasolina, veículos, óleo diesel, farinha de mandioca, madeira serrada e refrigerantes. Há um projeto em expansão para os píers que podem receber, até 2014, 20 milhões de toneladas ano de capacidade operacional. Atualmente o porto opera com dois milhões.

O Porto de Santarém é um dos braços da economia local e nacional que está diretamente ligado à BR-163, já que é dessa rodovia que chegam alguns carregamentos para o escoamento da produção. De cinco a dez milhões de toneladas de grãos deverão ser transportados pelo porto, o que fará com que a demanda de investimentos de infraestrutura e capacidade operacional do porto seja aumentada.

Entusiasmado, como ele mesmo definiu, o governador Silval Barbosa disse estar surpreso com a evolução das obras da 163 e voltou a afirmar que nesse ritmo a conclusão será em 2012. “Essa é uma luta antiga para o Governo do Pará e de Mato Grosso. Produzimos 34 milhões de toneladas por ano e precisamos da melhoria das estradas para o aumento da nossa economia”, ressaltou.

Para o chefe do executivo, a Rota da Integração passou a ser de fato consolidada. “Pudemos ver durante todo o trajeto que as obras andam em ritmo acelerado e em breve teremos nosso sonho concluído. Mas não iremos nos acomodar, pois queremos a implantação da Ferrovia Cuiabá-Santarém. A presidenta da República, Dilma Roussef, tem garantido que não faltarão recursos para a integração”, declarou.

O governador do Pará, Simão Jatene, falou da satisfação de participar do encerramento da Rota da Integração. “O sentimento que tenho neste momento é de estarmos construindo não apenas uma via de desenvolvimento, mas de estarmos participando da construção de um país melhor para todos”, finalizou.

Entidades como Aprosoja e a Famato participaram da viagem e se dizem surpresas com aquilo que viram com relação ao adiantamento das obras. Além deles, de olho no escoamento de sua produção, diversos empresários do setor de grãos também se fizeram presentes.
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