Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

Metamat inicia capacitação da 3ª Turma em Lapidação de Pedras Coradas

Aproximadamente 90 pessoas estarão capacitadas na arte de lapidar pedras coradas até o final de 2011. Na segunda-feira (05.09), mais uma turma, a terceira desde que a Escola de Lapidação foi criada em meados de 2010, iniciou a capacitação. Serão 360 horas/aulas práticas, oferecidas pela Companhia Mato-grossense de Mineração, vinculada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), sem custos para o participante. O curso acontece até o dia 22 de dezembro.


A iniciativa de oferecer curso na área de lapidação em pedras tem oportunizado uma reviravolta no setor em Mato Grosso, considerando que não havia cultura voltada para o segmento. “Está se consolidando uma cultura nova. O próprio termo ‘pedras coradas’ já pegou. Com a capacitação o Estado terá pessoas para atuarem em lapidação e assim avançar em outros desafios, como o de conquistar o mercado externo”, pontuou o coordenador do Curso em Lapidação da Metamat, o geólogo Wanderlei Magalhães.

Protagonistas para a mudança cultural no segmento não faltam. Como Jair Simões, que trabalha em Cuiabá como gerente de restaurante. Ele veio de São José do Rio Preto há seis anos com o objetivo de trabalhar com jóias. Devido às circunstâncias, ainda não atua com jóias. Agora sente-se motivado com a oportunidade de ser um lapidador. “Tenho as melhores expectativas possíveis. Quero abrir uma empresa de lapidação aqui em Mato Grosso. Não tenho perspectiva de retorno para minha cidade, já comi cabeça de pacu”, revelou.

Rogério Fernando Knippelberg também está entusiasmado com o curso. “É um campo novo, de possibilidades e num Estado rico em matéria-prima. Pra mim é um desafio por ser uma área desconhecida na minha profissão. Ainda é começo, mas estou adorando, sempre descobrindo coisas”. Rogério está há décadas em Mato Grosso atuando no cenário artístico, confeccionando bonecos (com o Carlão do Teatro de Bonecos). Sua intenção é levar o conhecimento adquirido com as pedras, que também considera uma arte, para o mercado de trabalho.

Outro aluno da nova turma, Reginaldo José Cardoso, vê na capacitação, a expectativa de Mato Grosso agregar valor aos recursos naturais, campo que considera inexplorado. “O curso veio em boa hora disseminando o conhecimento com pedras. Não existe pedras semipreciosas, são pedras preciosas. Cada uma após trabalhada com a aplicação dos recursos se torna deslumbrante aos olhares. É uma oportunidade ímpar, de grande valia”.

Segundo Reginaldo, expandir conhecimentos é gratificante. Mas, defende que não dá para guarda-los só para si. “É bom um ajudando o outro, como no trabalho em equipe. Cada um na sua potencialidade, um é bom para lapidar, outro para comercializar e assim a gente pode estruturar uma cooperativa, uma associação. Vai facilitar a conquista do espaço no mercado”.

O professor do Curso em Lapidação de Pedras Coradas, Edmilson Martins Santos, está otimista em relação à equipe. Ele pontua que são pessoas que manifestam interesse pelo aprendizado e se encantam desde o primeiro dia.

Multiplicar o aprendizado e fomentar a cultura de pedras preciosas integra os objetivos da Escola de Lapidação, criada pela Metamat. Para o coordenador do Curso em Lapidação de Pedras Coradas, Wanderley Magalhães, a ideia é qualificar a mão de obra para que se fortaleçam no mercado. Consequentemente, gerando emprego e renda.

Programação

O fascínio da descoberta a cada corte e polimento de pedra não é o único aprendizado que a Metamat oferece por meio do Curso. A capacitação inclui ciclos de palestras sobre diversos temas. Para o mês de outubro estão previstas “Motivação e Cenários – Comercialização”, “Empreendedorismo” e “Marketing Estratégico”.

O encerramento da terceira turma está previsto para o dia 22 de dezembro com a entrega dos certificados. Nesse contexto, a Escola de Lapidação (da Metamat) encerrará 2011 com aproximadamente 90 pessoas capacitadas. Novas turmas serão contempladas no próximo ano.

A procura por vaga no curso tem apresentado uma demanda crescente, segundo os organizadores. Existem inclusive solicitações de pessoas de outros estados. No entanto, a iniciativa visa capacitar profissionais, de forma que atuem como multiplicadores e se organizem para atender o mercado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet