Olhar Direto

Domingo, 25 de agosto de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Andar de meia ou chinelo de borracha pela casa pode ser perigoso

A pedido do público, a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo, do Hospital das Clínicas em São Paulo, deu mais informações sobre casa segura, logo após o Bem Estar desta sexta-feira (9).


A especialista falou sobre rampas, escadas e pisos. Segundo ela, deve-se evitar andar em locais molhados, muito encerados, de chinelo de borracha ou meia – a não ser que ela seja antiderrapante.

Caso uma criança caia e bata a cabeça, o ideal é chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no número 192, ou levá-la para o hospital. Dependendo da gravidade, exames podem avaliar se há algum problema interno.

Assim como produtos de limpeza, os remédios devem ficar longe do alcance dos pequenos, em lugares altos e trancados, de preferência. Eletrodomésticos como ventiladores e aquecedores também precisam ficar afastados dos menores.

Ao cozinhar com uma panela de pressão, a pessoa deve manter-se focada no que está fazendo, para impedir que ela estoure, recomendou Maria Cândida. O ideal é que a borracha da panela seja trocada quando ficar ressecada e velha.

Box de banheiro feito de vidro pode se quebrar ou explodir eventualmente, por isso que a cortina de plástico às vezes é uma opção melhor, na opinião da terapeuta ocupacional. Após terminar o banho, é bom tirar o excesso de água com um rodo. Também se pode usar um banco dentro do box, desde que ele suporte o peso do indivíduo.

Ainda no banheiro, nunca segure no cano do chuveiro, pendure toalha nele ou mexa no controle de temperatura com o corpo molhado.

Nas janelas, telas de metal não devem ter as barras muito afastadas, pois a cabeça da criança pode passar por elas e ficar presa. Quem tem lareira em casa precisa mantê-la fechada e protegida, para barrar o acesso dos pequenos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet