Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Educação

Sesi premia escolas com os melhores projetos de cidadania

Cerca de 500 pessoas, entre alunos, professores e coordenadores das escolas vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2008/2009 participaram do evento de aclamação, realizado no último sábado (18), no Sesipark. Escolas públicas e privadas de Cuiabá, Várzea Grande, São José dos Quatro Marcos, Colíder, Sorriso, Sinop, Cáceres e Lucas do Rio Verde aproveitaram um dia de lazer, com várias atividades esportivas e recreativas.


Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil, o Prêmio Construindo a Nação reconhece e incentiva o exercício da cidadania nas escolas que realizam ações que envolvem a preservação ambiental, saúde, cultura, participação política, engajamento social, entre outros temas que permitem à escola promover melhorias na comunidade escolar e na população que vive no entorno.

Foram premiados os três primeiros colocados das categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das categorias especiais Honra ao Mérito e Destaque Social. Os projetos foram avaliados por uma comissão formada por membros das entidades parceiras. “Analisamos os trabalhados apresentados e parabenizo todos os envolvidos, pois são iniciativas maravilhosas que devem ser reconhecidas e valorizadas. Parabéns pelo empenho e dedicação”, disse a superintendente do Instituto da Cidadania Brasil, Márcia Saab.

O vice-presidente do Sistema Fiemt, Vilmar Franzler, elogiou o trabalho dos professores. “O educador desempenha um papel fundamental na vida destes alunos e o estímulo que vocês dão na prática de ações como estas contribuem para a construção de sociedade melhor”. O superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva, agradeceu a participação das escolas no prêmio e garantiu a realização da edição 2009/2010 do concurso. “Mato Grosso foi o primeiro Estado a confirmar presença nesta edição do prêmio, em virtude da grande aceitação e procura por parte das escolas. As escolas interessadas já podem procurar o Sesi-MT para fazer sua inscrição”.

INICIATIVAS – Com o objetivo de incentivar a leitura, as Escolas Municipais Multisseriadas Rurais, de Colíder executam o projeto ‘Baú de Leitura’. Dentro de baús customizados pelos próprios alunos, o acervo de mais de 12 mil livros percorre as escolas e beneficia mais de 700 pessoas, entre alunos e pessoas da comunidade, que também podem levar para casa exemplares da literatura infantil e juvenil. A iniciativa rendeu à escola o segundo lugar na categoria Ensino Fundamental. “O projeto é um grande sucesso nas escolas, desde que implantamos, em 2005. Com isso os alunos tomaram gosto pela leitura e aprenderam a importância do livro em nossas vidas”, explicou a secretária de Educação do município, Teresa Mangolin.

Seguindo a mesma vertente, a primeira colocada da categoria Ensino Fundamental, escola Vereador Evilásio Vasconcelos, de São José dos Quatro Marcos, trabalhou o projeto ‘II Festival de Poesias: Cordel, uma palavra encantada e teatro’. Com ele, os alunos aprenderam o que é a literatura de Cordel, sua história, a métrica e pesquisaram diversos temas para compor as poesias. “Com este projeto, os alunos se interessaram pela literatura e apresentaram composições fantásticas, que iam de assuntos amenos até temas polêmicos da atualidade”, disse a coordenadora de Projetos da escola, Milts de Souza Ladeia.

De caráter inovador, o projeto ‘Sistemas de Captação e Aproveitamento de Água da Chuva em Cuiabá’, do Colégio Notre Dame de Lourdes, da capital, angariou primeiro lugar da categoria Ensino Médio. O projeto consiste em captar água da chuva, por meio de calhas, reservatórios e filtros especiais, para ser aproveitada na lavagem das quadras da escola. Pioneiro na iniciativa, a escola também é a primeira no Estado a construir o Centro Meteorológico de Mato Grosso, que auxilia no trabalho de captação da água. Com a medição da temperatura e da umidade do ar, é possível verificar se as condições meteorológicas interferem na qualidade da água recolhida. “Com este projeto, o aprendizado do conteúdo de disciplinas como Matemática, Química, Física e Biologia tornou-se mais fácil, pois podemos colocar na prática o que vemos na teoria”, afirmou o aluno Vitor Nunes Motizuki.

Para desenvolver a cidadania de jovens e adultos, mostrando que, através do voto é possível mudar o destino de uma cidade ou país, a Escola Municipal Jardim Paraíso, de Sinop, desenvolveu o projeto ‘Cidadania em Ação’, e foi vencedora da categoria EJA. Cerca de 100 alunos participaram do projeto, que teve até a simulação de uma eleição, para que os envolvidos pudessem vivenciar de perto o processo, desde a campanha até a votação. O projeto foi realizado no segundo semestre de 2008, época que antecedeu o período eleitoral municipal. “O resultado foi satisfatório, pois os alunos tiveram acesso a informações que antes não tinham e que oportunizaram uma eleição mais consciente para todos”, avaliou a coordenadora do projeto, Mirian Renata Benani.

Foram parceiros do Sesi-MT e do Instituto da Cidadania Brasil na realização do Prêmio Construindo a Nação 2008/2009 a Eletronorte, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria de Cultura , Prefeitura de Várzea Grande /Secretaria de Educação e Cultura, Governo de Mato Grosso/Seduc, Puríssima, Lions Clube, Rotary Clube, Conselho Nacional de Secretários de Estado e a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá. As escolas interessadas em participar da edição 2009/2010 do prêmio devem entrar em contato pelo telefone (65) 3611-1656.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet