Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

UFMT e Setas formam parceria para qualificar técnicos do Suas no atendimento aos usuários de drogas

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) assinou nesta segunda-feira (12.09) um termo de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com intuito de propiciar aos técnicos da Secretaria a participação nos cursos do Centro Regional de Referência de Formação Permanente aos Profissionais que Atuam nas Redes de Atenção à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack, Outras Drogas e Seus Familiares (CRR’s-UFMT).


O centro é uma instituição vinculada à Universidade e é uma das ações do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado pela presidente Dilma Roussef, no primeiro semestre deste ano. A intenção é fortalecer os profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (Suas) para a problemática dos usuários de drogas.

De acordo com a Profª Drª da UFMT e coordenadora do centro, Delma Perpétua Oliveira de Souza, os cursos serão importantes para reestruturação da rede de atendimento às pessoas com dependência química. O convênio foi firmado também com a Secretaria de Estado de Saúde e os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, regiões que serão atendidas neste primeiro ano de funcionamento do projeto.

“O problema das drogas é uma questão de saúde pública, presente em todas as sociedades contemporâneas. Por isso, o Governo Federal pretende preparar os profissionais e criar condições de atendimento, tratamento e assistência para os dependentes e seus familiares”, disse a professora.

Para o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan, a participação dos técnicos na Setas neste projeto é uma forma muito positiva de propiciar o melhoria dos serviços prestados para a população em condições de vulnerabilidade social.

“Os usuários de drogas são um dos alvos dos programas sócioassistenciais desenvolvidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e executado em parceria com Estados e Municípios. Quem ganha é a comunidade atendida nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas)”, salientou o secretário.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Quatro serão os cursos ministrados no CRR’s – UFMT neste primeiro momento. Um deles é voltado para área médica, com profissionais que atuam no Programa de Saúde Familiar (PSF) e nos Núcleos de Apoio à Família (Nasf). O segundo curso irá discutir a atenção integral dos usuários de Crack e outras drogas. Já a terceira capacitação, será voltada para o aconselhamento motivacional de agentes de comunitários de saúde e redutores de danos sociais que atuam nas ruas. A quarta é última qualificação envolve a atualização e o gerenciamento dos casos de usuários de drogas e a reinserção social.

Além dos cursos existe a proposta de criação de seminários para debater o assunto. Todas as qualificações são voltados exclusivamente para profissionais atuantes na rede SUS ou Suas e, por enquanto, serão ofertados para os profissionais da Setas, SES e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

No Brasil foram criados até o momento cerca de 49 CRR’s, os quais estão divididos em 19 estados do país.Todas as unidades de referência estão a cargo de instituições públicas de ensino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet