Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

Mais de 100 alunos são qualificados pelo projeto Parceria Rural/Agricultura em Diamantino

Após participar do projeto Parceria Rural oferecido pelo Governo do Estado, sinto-me preparada para atuar em uma nova área”. A afirmação feita pela jovem Gemilta de Oliveira Camara, de 28 anos, uma das participantes do curso de Operador de Máquinas Agrícolas realizado durante as duas últimas semanas, no município de Diamantino (localizado a 208 km de Cuiabá), que qualificou 110 pessoas.


Assim como ocorreu em outros municípios que já sediaram esta ação governamental, os alunos de Diamantino e de outras localidades tiveram aulas práticas e teóricas, ministradas por profissionais e parceiros da iniciativa privada fabricantes das máquinas John Deer, Basf, Case - New Holand e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Adriano Rebiski é um dos participantes que deixou a cidade natal, Horizontina no Rio Grande do Sul, para participar do curso de operadores de máquinas agrícolas. Por avaliar que Mato Grosso se destaca no cenário nacional como maior produtor de grãos, Adriano adianta que pretende se inserir no mercado de trabalho estadual. “Sou grato pela oportunidade de participar de um curso tão completo em termos de conhecimento na área agrícola”, ressalta Rebiski.

“O projeto Parceria Rural/Agricultura mais uma vez concretizou sua meta de orientar e qualificar os alunos, a fim de oportunizar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho e, consequentemente, promovendo a geração de emprego e renda na região”, afirma a coordenadora do projeto Parceria Rural/Agricultura da Setas, Maria Antônia de Castro Borges.

O PROJETO

O projeto Parceria Rural/Agricultura surgiu há oito anos em virtude da ausência de trabalhadores agrícolas com conhecimento técnico para manusear equipamentos de grande porte, usados na colheita de grãos, cana-de-açúcar e algodão. Os proprietários rurais eram então, obrigados a buscar mão de obra em outros estados.

A iniciativa já beneficiou cerca de oito mil trabalhadores incluindo homens e mulheres. O público alvo do projeto são trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho ou que buscam requalificação profissional.

PRÓXIMA ETAPA

O município de Tesouro (379km ao Sul) será o próximo município do Estado de Mato Grosso a ser contemplado com o curso. O início da qualificação está prevista para o dia 22 de setembro. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-5719.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet