Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Enfermeiros de Cuiabá trocam experiências com profissionais de Campo Grande sobre a dengue

Cerca de 200 enfermeiros da rede básica, policlínicas e do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá trocaram experiências com duas enfermeiras de Campo Grande (MS) no Hotel Fazenda Mato Grosso. Ana Paula Lima Resende representa a Secretaria de Saúde de Campo Grande e Maria Gorette dos Reis a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


O treinamento teve início às 8h de domingo (19) e terminou às 12h de ontem, segunda-feira (20). “Nossos enfermeiros já receberam vários treinamentos sobre dengue, mas trocar experiências com profissionais de Campo Grande, que viveram uma epidemia em 2007, é muito importante para enfrentarmos o quadro hoje instalado em Cuiabá”, disse o secretário de saúde do município, Luiz Soares, ao abrir o evento.

A enfermeira Ana Paula Resende fez uma explanação sobre a situação da dengue no Brasil, em Mato Grosso e em Cuiabá e Maria Gorette abordou a fisiopatogenia da dengue, incluindo aspectos clínicos, diagnóstico, estadiamento e tratamento da dengue. No período da tarde, Ana Paula apresentou cenários de atuação do enfermeiro e a organização do serviço antevendo uma epidemia de dengue. Outro tópico importante de sua palestra no domingo foi o fluxo e atendimento ao paciente com suspeita de dengue.

À Noite as palestrantes falaram sobre epidemiologia, importância no enfermeiro e da enfermagem na Vigilância Epidemiológica, exame físico e assistência de enfermagem em dengue. O treinamento continua hoje, segunda-feira, com os seguintes temas: “Assistência de enfermagem nas manifestações hemorrágicas da dengue” e “Assistência de enfermagem na Síndrome de Choque da Dengue”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet